Donald Trump retorna para a Casa Branca depois de 4 anos, superando assim a candidatura de Kamala Harris. Próximo das 8h da manhã desta quarta-feira, 6, a apuração das eleições estadunidenses mostrou que o candidato republicano conquistou o número de 277 delegados. Com os números, o ex-presidente ultrapassou assim a quantidade de 270 delegados, mínimo necessário para conquistar a chefia do país.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A atual vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris atingiu o número de 224 delegados. Os números já vinham se desenhando desde a metade da madrugada, quando Trump abriu uma larga vantagem sobre Kamala.
Com o resultado, Trump torna-se assim o 47º presidente dos Estados Unidos da América. Ele é o primeiro a retornar ao poder, condenado judicialmente no caso envolvendo a garota de programa. Porém, o retorno dele não é inédito. Grover Cleveland (1893-1897 e 1885-1889) foi o primeiro presidente a retornar depois de um mandato fora da Casa Branca.
Veja também:
Carelli oficializa início do processo de transição em Videira
Por que as eleições dos EUA são importantes para SC?
Ainda durante a madrugada, Trump já havia realizado um pronunciamento oficial declarando a sua vitória, mesmo que no momento os números não tivessem dado a confirmação. Durante a fala, ele afirmou que as promessas de campanha devem ser cumpridas. O presidente eleito afirmou ainda que pregara a união de todos os americanos.
Portal RBV nas redes sociais