O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, esteve em Caçador na manhã desta quinta-feira (7) para ministrar uma palestra durante o Seminário Regional de Administração (SEAD) promovido pela Uniarp. O tema foi O tema “Oportunidade e riscos da nova economia: o que esperar da economia em tempos de incertezas”. Em entrevista exclusiva ao Portal RBV e Rádio Caçanjurê, o ex-ministro falou da força econômica e o diferencial de Santa Catarina, além do atual cenário brasileiro e os reflexos da eleição americana.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“É um estado avançado industrialmente e tecnologicamente, tendo uma boa administração, possui portos expressivos e isso faz com que Santa Catarina tenha um brilhante desempenho na história econômica do Brasil. Estar em Caçador para conversar sobre o momento da economia mundial, as perspectivas do Brasil, geopolítica, eleições, e outros assuntos”, comenta.
Paulo Guedes disse que o país “estava” em um caminho de prosperidade, com redução de impostos, privatizações importantes, o enfrentamento da Covid onde o país conseguiu mesmo em meio a uma pandemia, reduzir a dívida em 6%, sendo um dos poucos países que saiu daquele triste momento em uma melhor condição. “Era uma inflação baixa, crescimento forte, impostos sendo reduzidos. Mas a atual administração tem mudado algumas coisas e as perspectivas não são as mesmas que tínhamos antes”, complementa.
Veja também
Copom eleva Selic para 11,25% ao ano
Bolsonaro diz que Marcos Pontes será vice de Alcolumbre na presidência do Senado
Câmara aprova Título de Cidadão Benemérito a Saulo Sperotto
Eleições americanas
Perguntado sobre a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, o ex-ministro disse que o Ocidente está em “modo sobrevivência”, devido a desafios aos valores culturais, a Covid que interrompeu as cadeias produtivas, em seguida a Guerra da Ucrânia e o Conflito no Oriente Médio. Tudo gerando reflexos.
“Ele (Trump) percebeu tudo isso. E ao despertar o Ocidente, os conservadores estão vencendo as eleições e estão atentos a este fenômeno do modo sobrevivência. Nos Estados Unidos não somente ganharam a presidência, mas também o Senado e estão fazendo a Câmara, além de reconfigurar o Supremo Tribunal Federal. Isso tudo indica que a civilização ocidental está começando a reagir”, declarou.
O SEAD
Além do ex-ministro Paulo Guedes que palestrou na manhã desta quinta-feira, o SEAD Uniarp segue na sexta-feira à noite com palestra do empresário Caito Maia, fundador da Chilli Beans, que vai abordar o tema: “Desenvolvendo uma mentalidade de sucesso: os hábitos e atitudes que levam ao triunfo”. Será às 19 horas. Os ingressos estão à venda no site: uniarp.edu.br/inscricaosead
Portal RBV nas redes sociais