O setor de transportes de Santa Catarina acumula uma alta de 7,6% entre janeiro e setembro de 2024, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (13). O percentual é o segundo maior entre os estados do Sul e Sudeste, atrás apenas do Espírito Santo (8,9%). Assim, o desempenho catarinense ficou à frente de estados como São Paulo (-4,1%), Paraná (+1,3%) e Minas Gerais (+2,8%).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Considerando apenas o mês de setembro, o setor de transportes registrou forte alta de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já no acumulado dos últimos 12 meses o segmento também acumula resultado positivo, com elevação de 8,3%.
“O setor de transportes é um termômetro de como está aquecida a economia catarinense. Ele reflete o aumento das nossas exportações, a movimentação dos portos e a maior circulação de mercadorias. O Governo do Estado tem investido forte em rodovias, portos e aeroportos para ampliar e qualificar nossa infraestrutura”, destacou o governador Jorginho Mello.
Setor de serviços de SC cresceu 5,8% em 2024
Os dados sobre o crescimento do setor de transportes catarinense integram a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do IBGE.
A PMS mostrou que o setor de serviços de Santa Catarina cresceu 8% em setembro e 5,8% no acumulado do ano. Assim, o resultado está acima da média nacional, que registrou alta de 4% em setembro e de 2,9% no acumulado do ano.
Veja também
Quase 90% da população de Santa Catarina vive em áreas urbanas
Mais de 200 mil empresas foram abertas em 2024 em SC
Em Santa Catarina, além da alta dos transportes, todos os outros segmentos que compõem o setor de serviços registram crescimento.
É o caso dos serviços de informação e comunicação (+5,4%) e serviços prestados às famílias (+4,5%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares (+3,3%) bem como outros serviços (+2,4%) também tiveram elevação.
“Vemos com muito otimismo o crescimento do setor de serviços em Santa Catarina, principalmente por estar acima da média nacional. Este é um setor que gera muitas oportunidades. Somente no mercado formal são quase 60 mil empregos gerados neste ano, quase metade do total de 130 mil empregos criados no Estado”, afirmou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Variação do volume de serviços (PMS):
Setembro
- Brasil +4%
- Santa Catarina +8%
Acumulado do ano (jan-set)
- Brasil +2,9%
- Santa Catarina +5,8%
Portal RBV nas redes sociais