A Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) vai reforçar seu efetivo com a formação de novos policiais a partir de março de 2025. O comandante-geral da corporação, coronel Aurélio Pelozato, anunciou que, além dos 600 soldados e 50 oficiais em formação, outros 650 policiais serão incorporados ao longo do ano. Essa nova turma será composta pelos aprovados nos concursos públicos realizados em 2023.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A formação será realizada em dois momentos.
O primeiro curso terá início em março, com 600 soldados e 25 cadetes. Esses cadetes passarão a atuar como oficiais após a formação.
Em julho, outros 25 cadetes começarão o treinamento.
Com essas turmas, o efetivo da PM-SC aumentará em 1,3 mil policiais, elevando o número total de agentes para cerca de 10 mil, atingindo o limite considerado prudencial.
Veja também
Polícias de SC e PR desmantelam tráfico e apreendem 150 kg de maconha
PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022
Distribuição dos novos policiais
O coronel Pelozato também revelou que a distribuição dos novos policiais será feita de forma técnica.
Os critérios utilizados serão os índices criminais das regiões e a necessidade de reforço do efetivo.
A distribuição será decidida até o início de 2025. Durante a operação Veraneio, esses policiais atuarão no Litoral, e, após o verão, serão realocados para as cidades conforme a demanda local.
A PM-SC, atualmente com 9,4 mil policiais, visa melhorar a segurança em todo o estado.
O planejamento de distribuição e a definição do número final de policiais para cada região será apresentado ao governador Jorginho Mello (PL).
Portal RBV nas redes sociais