Rádios RBV

Brasil registra aumento de 23,6% no número de médicos

Em 2023, o país tinha 502,6 mil médicos, além de 363,1 mil enfermeiros

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

O número de médicos no Brasil aumentou 23,6% entre 2019 e 2023, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, parte do estudo Síntese de Indicadores Sociais 2024, analisou as condições de vida no país, incluindo dados sobre mercado de trabalho, saúde e educação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em 2023, o Brasil contava com 502,6 mil médicos, além de 363,1 mil enfermeiros e 952,6 mil técnicos de saúde.

Esses números representam uma média de 23,7 médicos para cada 10 mil habitantes, acima da marca de 22,5 médicos por 10 mil habitantes registrada em 2022.

Mesmo com o avanço, o Brasil ainda está abaixo de países como México, que tem 25,6 médicos por 10 mil habitantes, e Canadá, com 25. No entanto, supera a República Dominicana, com 22,3, e a Turquia, com 21,7 médicos por 10 mil habitantes.

O período analisado pelo estudo inclui a pandemia de Covid-19, que impactou diretamente o setor de saúde no Brasil.

Veja também

Número de médicos aumenta, mas concentração fica em capitais

Lista de compras do Natal tem alta média de 5,8% em 2024

Entre 2019 e 2023, o aumento no número de médicos foi mais expressivo do que no quinquênio anterior, entre 2015 e 2019, quando o crescimento foi de 16,4%.

O avanço no número de médicos foi mais acentuado na rede privada.

O grupo de médicos que não atua no Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento de 29,7%. Já o número de médicos na saúde pública cresceu 21,2% no mesmo período.

Os enfermeiros se destacaram como a categoria profissional que mais cresceu entre 2019 e 2023. Nesse intervalo, o número de enfermeiros aumentou de 260,9 mil para 363,1 mil, um crescimento de 39,2%.

Outro dado relevante do estudo aponta para o impacto da pandemia na oferta de leitos complementares. Em janeiro de 2020, antes de o Brasil decretar a emergência sanitária, havia 59,1 mil leitos destinados a unidades de isolamento, UTIs e semi-intensivas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança é atropelada em bairro de Videira

Uma criança foi atropelada no início da tarde desta...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas mais agradáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Padre Valmor de Deus lamenta a partida de padre Wilson Maiorki

A Diocese de Caçador está de luto com a...

Obra da ponte em Rio das Antas avança com nova etapa

A obra da ponte sobre o Rio do Peixe...

Final do Veteranos de Videira é neste domingo no estádio Luiz Leoni

O Campeonato Municipal de Futebol de Veteranos de Videira,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas mais agradáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Manifestação pedirá justiça pela morte de Vanessa Martins

A família de Vanessa Martins, jovem de 23 anos...

Outros Tópicos Interessantes