O programa CaTec – Catarinense Técnico, criado no início deste ano, visa ampliar a oferta de vagas em cursos técnicos no estado. O objetivo é alcançar 100 mil vagas até 2026. A informação foi divulgada pela gerente de ensino médio e profissional da Secretaria de Estado da Educação, Jocelete Isaldina da Silveira dos Santos, durante reunião com a Frente Parlamentar do Ensino Técnico, na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (4).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, o programa oferece 31 mil vagas e pretende ampliar para 60 mil no próximo ano.
Para atingir a meta de 100 mil vagas, Jocelete ressaltou a importância de mostrar aos estudantes a relevância da formação técnica. Ela destacou que o ensino técnico, aliado ao ensino médio, oferece mais oportunidades no mercado de trabalho.
O CaTec está presente em mais de 700 escolas da rede estadual, com cursos ajustados à vocação local e ao desenvolvimento econômico de cada região.
Veja também
Programa habitacional de SC beneficiará mais de 34 mil famílias
Pais de SC são multados por recusar vacinar os filhos contra Covid-19
A carga horária mínima dos cursos é de 800 horas, com duração de um ano. Entre as opções de formação estão Administração, Logística, Contabilidade, Comércio Exterior, Marketing, Vendas, entre outros.
O deputado Mário Motta (PSD), coordenador da Frente Parlamentar do Ensino Técnico, ressaltou a importância da ampliação das vagas, destacando que o ensino técnico qualifica trabalhadores de forma mais rápida.
A frente parlamentar também é composta pelos deputados Fernando Krelling (MDB), Marquito (Psol) e Matheu Cadorin (Novo). Eles defendem a ampliação do ensino técnico como uma solução para o déficit de profissionais no mercado de trabalho.
Nossas Redes Sociais