Santa Catarina recebeu, na última sexta-feira (6), 50 mil doses da vacina da nova vacina contra o Covid-19, produzida pela Zálika Farmacêutica. Este lote faz parte de uma remessa maior, com 1,5 milhão de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para todos os estados e Distrito Federal até terça-feira (10).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As doses serão enviadas para as regionais de saúde ao longo desta semana, com orientações técnicas para as equipes de imunização.
O imunizante possui uma eficácia comprovada de 90% contra casos sintomáticos em adultos.
A compra das vacinas foi feita pelo Ministério da Saúde, garantindo estoques para os próximos dois anos.
A remessa atual faz parte de um lote de 70 milhões de vacinas, com 5 milhões de doses previstas para serem distribuídas até o final do mês.
A vacina Serum foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas a partir de 12 anos. Crianças seguem recebendo a vacina da Pfizer.
Veja também
Casal desaparecido em Biguaçu teria sido morto por inquilinos
Equipe de transição realiza vistorias em frota de veículos, CEMEIs e escolas
O imunizante é mais fácil de ser transportado e tem um prazo de validade mais longo.
O esquema vacinal para as crianças menores de 5 anos exige duas doses, com a primeira a partir dos seis meses de idade e a segunda quatro semanas depois.
Também é necessário um reforço após esse período. Gestantes devem ser vacinadas durante a gestação ou o puerpério, e os idosos com mais de 60 anos devem receber reforços a cada seis meses.
Outros grupos prioritários, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências ou comorbidades, devem ser imunizados anualmente.
Além das novas doses, o Ministério da Saúde enviou orientações sobre a atual estratégia de vacinação para os estados.
Nossas Redes Sociais