Nove a cada dez brasileiros têm acesso à internet em casa

O acesso varia entre as regiões e grupos étnicos

Nove a cada dez brasileiros, 89,4%, vivem em domicílios com acesso à internet, de acordo com pesquisa preliminar do Censo Demográfico 2022: Características dos Domicílios, divulgada nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acesso, no entanto, não é o mesmo em todas as regiões, estados, tampouco entre todos os segmentos e raças e etnias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os dados mostram que 12,9% da população preta, 12,7% da parda, 7,5% da branca e 5,6% da amarela não tinham acesso domiciliar à internet. Já entre a população indígenas, 44,5% não contavam com internet em casa. 

Publicidade

Entre as unidades federativas, o Distrito Federal conta com o maior acesso, 96,2% têm internet em casa. Com exceção de Rondônia (91,6%), todos os estados da região Norte e Nordeste têm uma média de acesso domiciliar menor que a média geral brasileira. A menor porcentagem foi registrada no Acre, com 75,2%.

A pesquisa mostra ainda que em 179 municípios, o acesso à internet superava 95% da população, desses, 98 estão na região Sul. Na outra ponta, em 33 municípios, o acesso domiciliar à internet não chegava a 50%, sendo que 32 estão na região Norte.

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, a maior proporção de acesso à internet foi registrada em Balneário Camboriú (SC), com 97,3% da população com internet em casa, e a menor, em Breves (PA), com 51,1%.

Veja também

Santa Catarina tem maior número de novos negócios desde 2015

Fifa anuncia cidades-sede para as Copas de 2030 e 2034

“Tem uma desigualdade regional bastante expressiva, em especial a região no Norte e Nordeste apresentando, de modo geral, proporções maiores de indicadores relacionados a precariedade do domicílio”, diz o analista da divulgação do Censo, Bruno Mandelli.

“E quando a gente olha por cor ou raça, compara a população de cor ou raça amarela e a população de cor ou raça branca em relação à população de cor ou raça preta, parda ou indígena, a gente nota que eles [pretos, pardos e indígenas] apresentam proporções maiores nos indicadores relacionados a precariedade do domicílio”, acrescenta.

O cenário brasileiro mudou nos últimos anos e a própria tecnologia avançou. No último Censo, de 2010, 31,3% da população residia em domicílio com microcomputador com acesso à internet. Na época, não foi considerado o acesso à internet pelo celular, que era bem maior em 2022.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Campanha dos Hospitais de Videira vai sortear uma moto elétrica; confira como participar

Uma moto elétrica pode ganhar um novo dono no...

Frio intenso mantém Santa Catarina em alerta neste domingo e segunda-feira

Santa Catarina terá um domingo (06) de muitas nuvens,...

Onça-parda é avistada no Centro de Campos Novos

Uma onça-parda foi avistada na manhã deste sábado (5)...

Obras interditam trecho de rua no Centro de Videira

Motoristas que circulam pelo Centro de Videira devem ficar...

Jovem de 20 anos que morreu atropelada em Caçador era 1ª Princesa de Timbó Grande

Izabelly Maria Stuber Rodrigues, de 20 anos, morreu na...

Motorista é resgatado de helicóptero após grave acidente na SC-350

Um grave acidente envolvendo duas carretas e um micro-ônibus...

Jovem morre atropelada em saída de evento

Uma jovem de 20 anos morreu após ser atropelada...

Sagui raro é resgatado após suspeita de atropelamento em SC

Um sagui com pelagem quase totalmente branca foi encontrado...