Sérgio Gomes assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Videira – Codevi, no lugar de Luiz Carlos Bondicz. Mesmo que em um mandato interino, já que, em março de 2025, o conselho terá novas eleições, é a primeira vez que o Codevi tem um presidente do ramo empresarial. Bondicz que deixou o cargo, representava o poder público de Videira e a administração de Dorival Borga, na qual ocupa a secretária da Fazenda.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Gomes, o primeiro presidente do órgão vindo do setor industrial, destacou a importância da independência política no planejamento de longo prazo. “O Codevi foi criado para olhar além dos mandatos políticos, com foco em ações que tragam benefícios para as futuras gerações. Nosso objetivo é garantir que Videira cresça de forma estruturada e sustentável”, enfatizou.
Veja também:
Dois catarinenses faturam R$ 60 mil cada na Mega-Sena
Porto de Itajaí passa a ser administrado pelo Governo Brasileiro
Congresso se prepara para votar Orçamento de 2025
O plano Videira 2044, desenvolvido com apoio do Codevi, traça metas de desenvolvimento estratégico para o município até o ano de seu centenário. Sérgio Gomes destacou que o documento é um guia para o futuro, abordando temas como infraestrutura, mobilidade urbana, emprego e educação.
“É fundamental pensarmos em soluções estruturais. Por exemplo, a mobilidade no centro da cidade está comprometida. Temos apenas duas pontes e um tráfego crescente. Precisamos planejar contornos viários e alternativas que atendam às demandas futuras”
Assumindo o Codevi, Sérgio Gomes detalha a importância do comitê no desenvolvimento; assista
Entre os desafios para Videira, a infraestrutura aparece como prioridade para os próximos anos. A expansão da malha viária, a criação de novas pontes e a implementação de um transporte público eficiente estão entre as propostas discutidas pelo Codevi, com os órgãos competentes.
Outro ponto crítico é a geração de empregos e a retenção de talentos. Mesmo com alta oferta de vagas, empresas locais enfrentam dificuldades para contratar mão de obra qualificada. Sérgio Gomes propõe soluções como o fortalecimento de parcerias com instituições educacionais e a criação de uma região metropolitana que integre Videira e municípios vizinhos.
Preparação para a Nova Gestão Municipal
Com a posse do prefeito Vilmar Carelli em janeiro de 2025, o CODEVI espera alinhar suas iniciativas ao novo governo. O órgão, composto por representantes de entidades como FIESC, CDL, OAB, Unoesc e Aciav, terá oito novos integrantes indicados pela gestão municipal, garantindo pluralidade e integração.
Nossas Redes Sociais