Rádios RBV

Menu

Taxa de desemprego no Brasil cai para 6,1% em novembro

O menor índice desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 6,1% no trimestre encerrado em novembro de 2024, o menor índice da série histórica, iniciada em 2012. A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O número representa uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, quando a taxa era de 6,6%. Comparado ao mesmo período de 2023, quando o desemprego era de 7,5%, a redução foi de 1,4 ponto percentual.

Em termos absolutos, o número de pessoas desocupadas, ou seja, aquelas que não estavam trabalhando e buscavam emprego, chegou a 6,8 milhões. Este é o menor contingente de desocupados em uma década, desde o fim de 2014.

O estudo revelou também que houve uma diminuição de 7% na população desempregada em relação ao trimestre anterior, o que representa menos 510 mil pessoas sem emprego.

Em comparação ao ano passado, a queda foi ainda mais expressiva, com 1,4 milhão a menos de pessoas desocupadas, uma redução de 17,5%.

Indicadores positivos

Além da queda no desemprego, outros indicadores da pesquisa também são positivos. O nível de ocupação atingiu 58,8%, o maior da série histórica.

A população ocupada, ou seja, as pessoas com emprego, totalizou 103,9 milhões, também o maior número registrado até hoje.

Veja também

Caminhão com pai e filha fica sem freios e tomba em riacho

Inscrições para o Sisu 2025 começarão em 17 de janeiro

A população fora da força de trabalho foi de 66 milhões, e a população subutilizada somou 17,8 milhões, enquanto 3 milhões de pessoas foram classificadas como desalentadas, ou seja, que desistiram de procurar emprego.

Setores de trabalho e informalidade

O mercado de trabalho brasileiro também demonstrou dados expressivos. O número de empregados com carteira assinada no setor privado chegou a 39,1 milhões, o maior da série.

Por outro lado, o número de trabalhadores informais foi de 40,3 milhões, o que representa uma taxa de informalidade de 38,7%.

O total de empregados no setor privado foi de 53,5 milhões, e no setor público, o número de trabalhadores atingiu 12,8 milhões, outro recorde.

Rendimento da população

Os desempregados, em média, receberam R$ 3.285 por mês no trimestre encerrado em novembro, segundo o IBGE. Em comparação ao trimestre anterior, o rendimento ficou estável, mas houve um crescimento de 3,4% em relação ao ano passado.

O cenário, apesar de ainda contar com índices de informalidade e subutilização, mostra sinais positivos de recuperação econômica e uma redução contínua no desemprego no Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão traseira envolve caminhão e Amarok em Lebon Régis

Na manhã desta quarta-feira (27), o Corpo de Bombeiros...

Venda da novilha Eureka é destaque no 21º Leilão Fazenda Sonho e Realidade

O 21º Leilão Fazenda Sonho e Realidade, realizado nos...

Caçador terá voos diretos para Florianópolis a partir de novembro

A cidade de Caçador passará a contar com voos...

Mais Lidas da semana

Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva no Litoral e sol no Grande Oeste

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Mulher de 38 anos desaparece em Lebon Régis

A família de Dilair Pires Furtado, de 38 anos,...

Homem é preso por violência contra crianças em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina registrou na noite...

Outros Tópicos Interessantes