O câncer continua a ser uma das principais causas de morte no mundo. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que, em 2025, mais de 600 mil novos casos da doença sejam diagnosticados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Embora os fatores genéticos desempenhem um papel importante no desenvolvimento do câncer, estudos apontam que cerca de 40% dos casos podem ser evitados.
Mudanças simples no estilo de vida, como alimentação saudável e a prática de atividades físicas, são essenciais na prevenção.
Dieta e alimentação saudável
O médico oncologista Daniel Vargas destaca a importância dos bons hábitos alimentares na prevenção do câncer.
Embora muitas pessoas busquem soluções mirabolantes, a dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar e frituras, além de evitar alimentos industrializados, continua sendo a recomendação mais eficaz.
Veja também
Veneno é encontrado na urina do marido e do filho da suspeita de envenenamento
Caso da menina que teve a perna amputada após vacina tem novos avanços
Segundo Vargas, frutas, verduras e legumes devem ser priorizados na alimentação.
“A dieta saudável, que sempre foi recomendada por cardiologistas, tem um papel fundamental na prevenção do câncer”, afirma.
Alimentos a evitar
O oncologista também destaca alimentos que devem ser evitados para reduzir os riscos de câncer. A carne vermelha, por exemplo, é considerada possivelmente carcinogênica.
“A recomendação atual é restringir o consumo de carne vermelha a no máximo três vezes por semana”, orienta Vargas.
Além disso, carnes processadas, como embutidos, salames, bacon e salsichas, estão associados ao risco de desenvolvimento de câncer e devem ser evitados sempre que possível.
Atividade física
Vargas enfatiza ainda o papel das atividades físicas na prevenção do câncer.
A prática regular de exercícios melhora a imunidade e libera hormônios de bem-estar, fatores associados à redução do risco da doença.
O ideal é realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Caso as atividades sejam mais intensas, o tempo semanal pode ser reduzido para 75 minutos.
Evitar o álcool e proteção solar
O consumo de álcool também é um fator de risco para o câncer, sendo associado ao aumento do risco de sete tipos de câncer, incluindo boca, garganta, fígado e mama.
Além disso, a prevenção ao câncer de pele envolve a adoção de medidas de proteção solar, como o uso de roupas adequadas, chapéus e protetor solar.
Nossas Redes Sociais