Nos primeiros 13 dias de 2025, Santa Catarina registrou uma queda significativa no número de homicídios, com 17 mortes, comparado a 27 no mesmo período de 2024. A redução foi de 37%. Em todo o ano passado, foram registrados 511 assassinatos no Estado, conforme dados divulgados pela Polícia Civil.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Além disso, a redução de latrocínios, roubo seguido de morte, foi notável. Em 2024, ocorreram dois casos no mesmo período, enquanto, em 2025, não houve nenhum. As lesões corporais seguidas de morte também caíram pela metade, com nenhuma ocorrência registrada até o momento.
No que diz respeito aos feminicídios, embora tenha ocorrido um caso em ambos os anos, a violência contra a mulher segue sendo uma preocupação.
Em 2025, uma jovem de 19 anos foi assassinada em Palhoça no dia 1º de janeiro, com seu companheiro, de 33 anos, preso preventivamente.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC), 48 feminicídios foram registrados em 2024.
Veja também
Inmetro estipula que armas de bolinhas sejam retiradas do mercado
INCA prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2025
Os números de mortes envolvendo policiais civis e militares em serviço também foram divulgados. No caso da Polícia Civil, foi registrada uma morte. Já a Polícia Militar registrou cinco mortes entre 1º e 13 de janeiro de 2025.
A queda nos números de homicídios e outros crimes é atribuída à integração das forças de segurança pública e ao investimento em novas tecnologias e no efetivo policial.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou que a colaboração entre a Polícia Civil, Militar, Científica e o Corpo de Bombeiros, junto ao planejamento estratégico e especialização, foi essencial.
Ele também ressaltou o aumento de 30% no orçamento para o efetivo policial e os investimentos em cursos, armamentos e infraestrutura.
Além disso, a criação de novos departamentos de investigação criminal em oito cidades catarinenses tem sido uma estratégia importante para combater os homicídios.
Até março de 2025, 1,6 mil policiais estarão mobilizados na Operação Verão, reforçando a segurança no Estado.
Nossas Redes Sociais