O Trevão do Irani, no Oeste catarinense, continua sendo palco de inúmeros acidentes, muitos deles fatais. O local, que concentra a junção das BRs 153 e 282, é uma das principais preocupações da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina. O trecho integra o corredor do Mercosul, por onde passam 80% da produção da região.
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A principal reivindicação é a construção de um viaduto ou elevado, que poderia reduzir drasticamente os acidentes. Em ofício enviado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a Federação solicitou informações sobre ações para solucionar os problemas da região.
“Infelizmente, nós temos tido acidentes de forma recorrente, inclusive com vítimas fatais e é um tema em pauta já há muito tempo. E o que a gente percebe é que, efetivamente, ainda não há nenhuma solução em termos de proposição por parte do DENIT. Então, o que nós queremos saber é como essa pauta está dentro do DENIT, para que nos posicione, se já tem projeto ou não, ou de que forma será resolvido esse problema”, detalha o presidente da FETRANSESC, Dagnor Schneider.
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Para ele, não é possível mais continuar admitindo que acidentes aconteçam por um projeto inadequado, ou seja, em que pese ter sinalização, mas infelizmente em função da característica geográfica e até das questões das intempéries climáticas, normalmente uma região com bastante nebulosidade, o Trevão do Irani segue sendo um local de acidentes com vítimas.
“Realmente, o que a gente espera e está questionando junto ao DENIT é buscar entender qual é o projeto, quais são as proposições que a entidade tem para a resolução desse problema. Na nossa visão seria um elevado, um viaduto, enfim, precisamos entender qual é a solução técnica mais adequada para o problema do Trevão do Irani. A FETRANSESC espera que o trecho esteja contemplado dentro dos projetos que estão sendo orientados para a BR-282”, completa Dagnor.
Em nota, o DENIT se pronunciou e afirmou que houve uma reunião nesta terça-feira, 21 de janeiro, e que a região é prioridade do departamento. A entidade informou que a solução definitiva virá com os projetos de duplicação da BR-282 em elaboração, que incluem o trecho no lote 10, que engloba Campos Novos até Vargem Bonita, ou seja, 110 quilômetros.
Durante esta reunião que ocorreu entre o DENIT e a projetista da Ingevix, foi priorizado o lote 4, que abrange o viaduto da interseção. O projeto desse lote deve ser concluído até o final de 2025, permitindo a contratação imediata das obras.
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