Em 2024, a Celesc (Centrais Elรฉtricas de Santa Catarina) enfrentou problemas na emissรฃo de faturas de energia apรณs a implementaรงรฃo de um novo sistema comercial. Cerca de 500 mil catarinenses ficaram sem receber as faturas, e oito meses depois, ainda hรก 140 mil pessoas afetadas.
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A mudanรงa, realizada em maio de 2024, introduziu o sistema “Conecte”, que integra os serviรงos da Celesc por meio de um aplicativo e site.
No entanto, a transiรงรฃo causou atrasos na emissรฃo das faturas, principalmente devido a um aumento no nรบmero de documentos retidos para anรกlise.
Felipe Apolinรกrio, gerente de Faturamento da Celesc, explicou que a retenรงรฃo รฉ um procedimento comum, mas, com o novo sistema, mais faturas foram retidas, gerando os atrasos.
Mudanรงa
A transiรงรฃo foi a maior da histรณria da empresa, com mais de mil aplicaรงรตes desenvolvidas e 20 integraรงรตes realizadas. Alรฉm disso, foram migradas todas as informaรงรตes do sistema antigo para a nova plataforma.
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O objetivo era centralizar mais de 80 serviรงos, incluindo a possibilidade de pagamento via Pix e acesso online.
Apesar dos transtornos, a Celesc garantiu que nรฃo haverรก corte no fornecimento de energia devido a problemas nas faturas e que os clientes nรฃo serรฃo penalizados.
As faturas pendentes serรฃo disponibilizadas em todos os canais digitais, com novos prazos para pagamento.
Orientaรงรตes
A orientaรงรฃo para os clientes afetados รฉ buscar as faturas no aplicativo da Celesc, pelo nรบmero de WhatsApp (48) 99860-0067, ou pelo telefone 0800 048 0120.
A empresa ainda recomenda que os consumidores acessem o site oficial da Celesc para evitar golpes.
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