A colheita da Uva terá início nos primeiros dias de 2024 na maioria das cidades do Meio-Oeste catarinense. A Vindima, como são conhecidos os eventos que dão início ao período, traz junto deles o resgate da cultura italiana.
O município de Arroio Trinta, capital catarinense da Cultura Italiana, realiza no próximo dia 5 de janeiro a Vindima de 2024. Durante o período da tarde, os convidados poderão desfrutar de experiências gastronômicas e culturais.
Conforme o secretário de Turismo e Cultura do município, Wheliton Luiz Godinho o momento é de celebrar a cultura e as raízes, mas também de fortalecer o cultivo da uva. “Com raízes históricas, a uva desempenha um papel fundamental em nossa cultura desde a chegada dos primeiros colonizadores. Contribuindo para a economia local com a produção de vinho, geleias e outros produtos derivados”, afirmou.
Os eventos envolvem não somente o ato de colher, mas também a presença de ícones marcantes para a cultura italiana presente em Arroio Trinta, como explica Godinho.
“Nos últimos anos, a tradição da colheita guiada e da vindima com a pisa da uva tem enriquecido nossa história e fortalecido ainda mais nossa identidade cultural. Ao som de música e comidas típicas, esse evento não apenas preserva nossas tradições, mas também se tornou um significativo atrativo turístico, alcançando reconhecimento não só regionalmente, mas de vários lugares do país”.
Veja também
Descaminho do Vinho: o crime cada vez mais comum em Santa Catarina
Colheita da uva terá início nos primeiros dias de 2024
A abertura da colheita em Arroio Trinta será realizada na vinícola Giovanni Fellipo, onde os presentes poderão desfrutar de tudo aquilo que estará presente nas vindimas. Segundo a empresária do ramo de turismo, Taiz Marina Araldi, o momento das vindimas é de extrema importância para os munícipes.
‘Através desta experiência, a gente atrai turistas de toda a região e também do nosso Estado para viver a experiência onde a gente está embaixo dos parreirais degustando a uva, fazendo a pisa da uva, onde tem música e muita comida em abundância. Isso a gente faz com festa e com muita alegria”.
Em 2024, a abertura da colheita da uva chega à sua segunda edição, que, segundo Taiz, mostra a importância dos momentos para a economia de Arroio Trinta no todo. Ela destaca que o momento também é importante para que as tradições possam ser passadas para as gerações mais novas.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: