Rádios RBV

Menu

Unoesc é eleita a melhor universidade comunitária de SC

A Universidade, além de manter-se com o conceito 4, ampliou a sua classificação no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo

Fonte:
Unoesc

Novamente reconhecida pela qualidade do ensino, a Unoesc é eleita a melhor universidade comunitária de SC. A Universidade, além de manter-se com o conceito 4, ampliou a sua classificação no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, figurando entre as melhores do país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em Santa Catarina, considerando as Instituições Comunitárias, a Unoesc ocupa o primeiro lugar com o IGC contínuo de 3,3677.

- Publicidade -

Os dados foram divulgados na terça-feira (2), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior composto pelas notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no último triênio. Além disso, também se levam em consideração o número de matrículas dos cursos de Graduação, bem como as informações dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu.

Outros indicadores que compõem o IGC são a qualificação dos professores, a organização e estrutura da Instituição e os requisitos que impactam diretamente no aprendizado do estudante.

As notas são atribuídas de 1 a 5. Das 1.998 Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas em 2022 em todo o país, sendo 78 de Santa Catarina, a Unoesc integra o percentual de 36% das instituições catarinenses que conquistaram a nota 4. A nível de Brasil, 25% das IES ficaram com conceito 4 e 72% das participantes obtiveram conceito igual ou menor do que 3.

“A Unoesc apresenta uma evolução no conceito contínuo do IGC, o que nos aproxima cada vez mais do conceito 5. Esse desempenho é resultado do trabalho realizado pela Instituição na qualificação dos projetos pedagógicos, reestruturando-os para o desenvolvimento de competências e alinhados com as necessidades do mercado de trabalho. Soma-se a isso o acompanhamento do desempenho dos estudantes nos componentes que são pilar de formação” ressalta a pró-reitora de Ensino da Unoesc, professora Jaciney Aparecida Danielli.

Veja também

Programa Pé-de-meia vai beneficiar 25 mil estudantes de SC

Unoesc abre inscrições para curso do Programa Jovem Aprendiz

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, também enaltece o crescimento histórico obtido pela Universidade. Nos últimos três ciclos, a Instituição manteve o conceito 4, obtido pela primeira vez em 2019.

“O resultado mostra que, quem escolhe a Unoesc, escolhe uma Universidade de alto padrão de qualidade e isso se deve muito ao comprometimento e à dedicação de toda a comunidade acadêmica. Acima de tudo, este índice comprova que estamos preparando com excelência os profissionais que atuarão no mercado de trabalho” enaltece o reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

Cursos avaliados

A Unoesc participou do ciclo avaliativo de 2022 do Enade com 32 cursos, de vários campi. Quatro cursos conquistaram a nota 5 no CPC, que foram: Direito (São Miguel do Oeste e Pinhalzinho), Administração (Maravilha) e o curso de Tecnologia em Gestão Financeira (ofertado a distância).

Destacaram-se a nível nacional os cursos de Direito, dos campi de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, que ficaram com a quinta e a 22ª melhores notas no CPC, respectivamente, dos 1.258 cursos avaliados pelo Enade 2022.

Em Santa Catarina, ficaram com o primeiro e segundo melhores resultados, respectivamente, entre os 64 cursos participantes. A maioria dos cursos da Unoesc, sendo 75%, obteve conceito 4 e apenas três cursos receberam o conceito 3.

“A classificação obtida pelo órgão máximo que regula o ensino superior brasileiro nos enche de orgulho. O conceito 4 no IGC confirma a Unoesc como uma Instituição que participa ativamente na transformação e no desenvolvimento das regiões, nos estimulando a seguir trabalhando para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação de profissionais preparados para atender o mercado cada vez mais exigente” enfatiza a pró-reitora, acrescentando que as IES com boa nota no IGC possuem maior acesso a programas importantes, qualificando ainda mais os processos da Instituição.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Narrador cai de cabine de transmissão e fica em estado grave

Um narrador esportivo ficou em estado grave após cair da...

Motociclista é atropelado e suspeito foge em Campos Novos

O condutor de uma motocicleta Honda/CG Fan com placa...

Aposta da região ganha mais de R$ 100 mil na quina Mega-Sena

Duas apostas de Santa Catarina ficaram a um número...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Padre Lydio Milani morre em Caçador aos 99 anos

O padre Lydio Milani morreu aos 99 anos de...

Mais Lidas da semana

Identificadas vítimas que morreram esmagadas por contêiner

Foram identificadas as duas vítimas fatais do acidente de...

Divisa entre Paraná e Santa Catarina é redefinida

Após uma série de estudos, técnicos da Diretoria de...

Carro de Caçador é atingido por carreta e fica prensado na BR-116

Um acidente de trânsito de grandes proporções mobilizou os...

Motorista fica ferido após colidir em muro

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Acidente de trânsito deixa dois feridos em Videira

Um acidente de trânsito deixa dois feridos em Videira,...

Outros Tópicos Interessantes