Rádios RBV

Menu

ACIAV apresenta dados de pesquisa sobre segurança pública

Dados apontam insegurança em relação a segurança pública em Videira

Fonte:
ACIAV

ACIAV apresenta dados de pesquisa sobre segurança pública em Audiência realizada pela Câmara de Vereadores de Videira, por meio da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social na noite da ultima quinta-feira (02).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram da discussão representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das policias Militar e Civil, do Conselho de Desenvolvimento de Videira (CODEVI), bem como das entidades de classe, entre elas a Associação Empresarial de Videira (ACIAV) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que juntas realizaram uma pesquisa com os associados a fim de fazer um levantamento sobre as ocorrências de roubos e furtos em estabelecimentos e residências. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também esteve presente.

- Publicidade -

A pesquisa foi apresentada pela presidente da ACIAV, Maribel Gaio, que e trouxe os dados mostram que 96% dos entrevistados acreditam que houve aumento de roubos e furtos nos últimos 12 meses, sendo que 60% atribuem esse aumento ao crescimento populacional. Por outro lado, 74% não foram vítimas desses crimes no último ano.

Dos que sofreram com esse tipo de ocorrência, 12% não comunicaram o fato às autoridades responsáveis. Devido à preocupação com estes casos, 78% adotaram medidas de segurança para se proteger.

Outro dado que chama a atenção é que 70% dos entrevistados observaram, pelo menos uma vez, pessoas em atitudes suspeitas em seus estabelecimentos. Porém, 20% disseram não ter comunicado o caso à Polícia.

Veja também

Vendas e Persuasão são temas de palestra na Aciav

Núcleo de Comunicação e Marketing da ACIAV é criado

Entre os empresários que responderam ao questionário, quase metade (49,1%) não se sentem seguros abrindo as portas da empresa no município e 76,4% não se sentem seguros andando pelas ruas à noite.

Entre as medidas apontadas para redução de casos de roubo e furto estão o aumento do efetivo e rondas policiais (61,4%) e mudanças na legislação (19,3%).

Em relação a como a comunidade pode contribuir, 36,6% acreditam que é necessário comunicar às autoridades sobre as ocorrências e 23,7% acham válido ampliar o programa Rede de Vizinhos.

De acordo com Maribel, com a pesquisa é possível perceber que muitas pessoas não fazem a comunicação das ocorrências à Polícia. “Diante disso, podemos deduzir que o número de ocorrências registrado é menor que a realidade. Por isso, esta discussão é de extrema relevância. Reunir todos os elos da sociedade mostra que Videira está unida na busca pela solução para os problemas. O objetivo não é apontar culpados, mas sim trabalharmos juntos em prol da nossa sociedade”, enaltece.

Ela destaca ainda que a ACIAV está aberta e à disposição para contribuir. “É preciso comunicar melhor as pessoas sobre o que está sendo feito, entender quais as dores de cada segmento e, em cima disso, apontar possíveis soluções. É necessária esta união de forças para que ocorram ações efetivas. Queremos a continuidade do crescimento e do progresso de Videira, mas queremos também manter a qualidade de vida dos videirenses”, completa.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Funcionários de empresa são flagrados lançando resíduos em área de mata

A Polícia Militar Rodoviária durante patrulhamento pela Rodovia Victório...

RBV Notícias – 02/05/2024 – Edição 1024

- RS decreta situação de calamidade pública em função...

RBV Notícias – 03/05/2024 – Edição 1025

Confirmada a primeira morte em SC em decorrência das...

Caçador arrecada donativos para famílias gaúchas

Em resposta à grave situação causada pelas recentes chuvas...

Tornado atinge cidade do Oeste catarinense na quinta (02)

Tornado atinge cidade do Oeste catarinense na quinta (02),...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Outros Tópicos Interessantes