Rádios RBV

CNA pede a governo ações emergenciais de crédito a pecuaristas

Confederação reivindica a criação de linhas emergenciais para pecuaristas prejudicados pela queda das cotações

Fonte:
Canal Rural

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu ao Ministério da Agricultura medidas emergenciais em socorro aos pecuaristas, visto que houve queda brusca de preços do leite e do boi, informou a entidade em nota.

Entre as ações, todas voltadas a crédito, a CNA reivindica a criação de linhas emergenciais de crédito rural, bem como a prorrogação de operações de custeio e investimento de operações de financiamento para pecuaristas prejudicados pela queda das cotações.

“Tais medidas são necessárias para a manutenção da produção de proteínas animais no campo, com o propósito de garantir a geração de empregos e divisas no país, evitando a saída de produtores da atividade e a possibilidade de desabastecimento desses alimentos no médio e no longo prazo”, afirmou a entidade no ofício.

Nesse sentido, o documento assinado pelo presidente da CNA, João Martins, foi endereçado ao ministro da Agricultura, Carlos Favaro. Nele, Martins justifica o pedido em virtude das “quedas abruptas que vêm ocorrendo no mercado das proteínas animais”.

Leia também:

Crise do leite pode decretar fim da agricultura familiar no segmento

Impactos no setor

De acordo com a CNA, as cotações da arroba do boi gordo apresentam recuo expressivo em 2023, como, por exemplo, a queda de 34,1% do preço do boi gordo em São Paulo em um ano, na base setembro. “A corrosão das margens do setor fica evidenciada ao verificarmos a queda de 41,3% no período, retornando aos patamares de 2020”, disse Martins no ofício.

Em relação ao leite, a CNA afirma que o setor sofre impacto de elevadas importações do produto, que somam 1,42 bilhão de litros de janeiro a agosto deste ano. “O valor do leite recebido pelo produtor retraiu cerca de 27% nos últimos 12 meses, ao passo em que os desembolsos reduziram apenas 7,4% no período, corroendo as margens de um setor composto majoritariamente por pequenos e médios produtores”, afirmou a CNA.

Da mesma forma, a CNA também pede a criação pelo governo de uma linha de crédito de capital de giro para produtores que não queiram comercializar o produto no cenário de preços baixos e aumento do prazo de reembolso da contratação de crédito de custeio pecuário com recursos obrigatórios direcionados para retenção de matrizes bovinas.

Além disso, outro pleito da entidade é a prorrogação das operações contratadas entre 1º de janeiro de 2021 e 1º de setembro de 2023 para produtores que comprovarem a dificuldade temporária para reembolso do crédito em virtude da queda dos preços ou dificuldades de comercialização.

Ainda no âmbito de crédito, a CNA sugere ao governo a concessão de novos prazos para o reembolso dos créditos de custeio com recursos controlados, inclusive os dos fundos constitucionais, contratados de 1º de setembro de 2023 a 1º de janeiro de 2025 e a autorização de renegociação para as operações de crédito rural contratadas e vencidas entre 1º de janeiro de 2021 e 1º de setembro de 2023.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morador de Fraiburgo morre em acidente dias antes do aniversário

Um grave acidente de trânsito na SC-355, em Lebon...

SC define regras para criação, comercialização e circulação de pitbulls

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou...

Matos Costa promove encontro para incentivar a criação de ovelhas no município

Com o objetivo de fortalecer e desenvolver a ovinocultura...

Alunos da Amimu realizam apresentações didáticas e ensaio aberto

Os dias 11 e 12 de julho foram marcados...

Mais Lidas da semana

PT de Videira elege novo comando municipal

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo...

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa uma criança morta

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa...

Laudo aponta que padre Wilson não teve culpa no acidente fatal

O laudo pericial divulgado esta semana pela Polícia Rodoviária...

Pintor morre ao cair de edifício em Caçador

Um trágico acidente de trabalho marcou a tarde desta...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no sábado e pancadas de chuva domingo

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Outros Tópicos Interessantes