APAE de Capinzal inicia tratamento de alunos com Equoterapia

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) iniciou na última quarta-feira, dia 02, com Centro de Equoterapia Equopassio, as sessões de equo com 09 alunos. A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.

A ação faz parte de um projeto do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Capinzal junto ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

De acordo com o presidente do CMDCA, Juliano do Prado, o projeto já vinha sendo desenvolvido na gestão anterior, e felizmente pode ser concretizado.

Ouça:

Segundo a diretora da escola especial, Maria Juçara Schmidt, neste primeiro momento, serão dois anos de sessões, e caso os alunos recebam alta, novos iniciarão com o processo.

Ouça:

De acordo com a psicóloga Rafaela Baretta, a Equoterapia serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Ouça: