Artista videirense conta a história de Videira através de mosaicos. A artista plástica Rosi Zatta, responsável pela obra em construção, explicou que seu objetivo é retratar diferentes épocas de Videira utilizando a técnica artesanal do mosaico.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Com peças que retratam a mata de araucária, característica da região, os animais que compõe a nossa fauna, a arquitetura e economia de Videira a artista compõe uma gigantesca obra de arte no centro de Videira.
“Eu utilizo cerâmica, azulejo, vidro e até mesmo pastilhas de vidro para dar cor e vida às imagens que retratam desde as primeiras construções até momentos marcantes da história de Videira”, revela ela.
A inspiração para o projeto veio da paixão de Rosi pela história e pela arte do mosaico, uma técnica milenar que remonta a aproximadamente 3500 anos antes de Cristo. “É uma forma de arte permanente que representa não apenas uma expressão cultural, mas também um legado para as futuras gerações”, reflete a artista.
Durante a conversa com a equipe do Portal RBV, Rosi também destacou a importância do apoio da comunidade, especialmente na doação de materiais como garrafas de vidro verde, essenciais para a continuidade de seu trabalho.
Veja também
Videira promove oficina gratuita de contação de histórias
Concerto Anual de Bandas encanta público e lota o CEVI
“Cada contribuição não é apenas um material, mas um gesto de carinho e apoio ao trabalho e à nossa cidade. As garrafas verdes serão transformadas em pinhas e retratarão a exuberante mata que ainda temos em nossa região”, enfatiza. Os itens podem ser levados até a artista, na Avenida Nico Fávero ou entregues na RBV Rádios em Videira.
À medida que o mosaico ganha forma, a comunidade pode vislumbrar como será o resultado final, um mural vibrante que além de embelezar a cidade, educará e inspirará a todos que passarem por ali.
Com histórias de épocas passadas e momentos icônicos do município, Rosi Zatta não apenas cria arte, mas apresenta e preserva a memória de Videira para as novas e futuras gerações.