Com uma equipe composta por 42 bombeiros militares e 5 cães de busca, além de uma extensa frota de recursos, incluindo 14 viaturas, 12 embarcações, 8 motores de popa, drones e equipamentos especializados para resgate em situações de inundação e enxurrada, os Bombeiros Militar de SC segue atuando nos resgates no RS.
Os esforços estão concentrados em duas frentes principais.
Resgate de ilhados
Uma delas consiste no resgate de famílias e animais que se encontram ilhados na região de Canoas.
Para isso, o planejamento das operações conta com um mapeamento preciso das áreas afetadas, realizado com o auxílio de drones do CBMSC e sobrevoo de aeronaves da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).
Busca e resgate de vítimas
A segunda frente de trabalho concentra-se na busca e resgate de vítimas em áreas atingidas por deslizamentos na região de Cruzeiro do Sul.
Veja também
Celesc e Governo auxiliam na reconstrução da rede elétrica no RS
Imagens mostram destruição após recuo da água no RS
Nesse caso, devido à dificuldade de acesso aos locais de busca, o CBMSC conta com o apoio aéreo da PCSC para garantir a eficácia das operações.
Os resultados até o momento são significativos
Uma vítima em óbito foi localizada em Cruzeiro do Sul por um dos binômios do CBMSC, que consiste em uma dupla formada por um bombeiro militar e um cão de busca.
Desde o início das operações, em 1º de maio, as equipes do CBMSC já resgataram um total de 2.988 pessoas, além de 519 animais. Infelizmente, também foram registradas 18 vítimas fatais.
O empenho do CBMSC nas operações de resgate demonstra o compromisso da corporação em garantir a segurança e o bem-estar da população, tanto em Santa Catarina quanto nos estados vizinhos, em momentos de emergência e calamidade.
As buscas continuam incessantemente, com a determinação de salvar vidas e oferecer auxílio àqueles que necessitam.