O sistema de degelo do ATR-72 da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de Sรฃo Paulo, desligou e ligou diversas vezes antes da queda. A informaรงรฃo consta em relatรณrio preliminar divulgado no inรญcio da noite desta sexta-feira (6) pelo Centro de Investigaรงรฃo e Prevenรงรฃo de Acidentes Aeronรกuticos, o Cenipa.
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A investigaรงรฃo do Cenipa aponta que o sistema de controle de gelo nas asas desligou e religou vรกrias vezes e outro equipamento, que controla a temperatura da aeronave, estava inoperante. Apesar disso, a aeronave estava com manutenรงรฃo em dia e era apta para voo em condiรงรฃo de gelo.
Pilotos tinham treinamento especรญfico para voo em condiรงรตes de gelo. Alรฉm disso, todos os certificados da tripulaรงรฃo estavam em vigor.
Ao mostrar toda a linha do tempo da decolagem atรฉ a queda, o Cenipa indica que o alerta de gelo foi exibido na cabine dos pilotos por 6 minutos e 22 segundos. รs 13h19 no dia do acidente, o botรฃo de degelo รฉ desligado. 13h20, por meio do da caixa preta com as vozes do acidente, o copiloto comenta ‘bastante gelo’.
Cinco segundos apรณs, o botรฃo para degelo รฉ acionado e fica assim atรฉ a queda da aeronave. O controle de aproximaรงรฃo entรฃo permite a vinda para o aeroporto ร s 13h20. Segundo o laudo preliminar, o pouso jรก havia sido permitido pelo controle de aproximaรงรฃo em Sรฃo Paulo.
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Na hora da queda, a aeronave se inclinou a 32ยบ e, ainda em curva, houve o alarme de aumento de velocidade e vibraรงรฃo da aeronave, com estol. Entรฃo, houve reversรฃo da curva, que o Cenipa ainda nรฃo pode indicar se foi o piloto ou aรงรตes aerodinรขmicas, ร esquerda, com inclinaรงรฃo de 52ยบ e depois hรก reversรฃo ร direita, de 94ยบ, ganhando altitude e entrando em um parafuso com curva ร direita. A aeronave faz 180ยบ no sentido de deslocamento, aqui ela sobe o nariz e entra em parafuso chato com curvas anti-horรกrias completando cinco voltas atรฉ a colisรฃo com o solo.
Sobre o acidente
O aviรฃo modelo ATR-72 que saiu do aeroporto regional de Cascavel, no Paranรก, com destino a Guarulhos, despencou quatro mil metros em apenas dois minutos no interior de Sรฃo Paulo, no dia 9 de agosto.
Os motores e outras peรงas importantes para a investigaรงรฃo foram retirados do local do acidente e encaminhados a uma unidade da Forรงa Aรฉrea Brasileira no Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista. A anรกlise dos componentes juntamente ร extraรงรฃo de dados da caixa-preta, incluindo os diรกlogos entre piloto e co-piloto, vai revelar se houve alguma pane na aeronave.
Segundo especialistas, a principal hipรณtese รฉ que uma formaรงรฃo de gelo tenha feito o aviรฃo perder velocidade e sustentaรงรฃo, caindo em parafuso.
โร possรญvel que a formaรงรฃo de gelo tenha contribuรญdo, mas nรฃo seja a causa do acidente. Nรฃo podemos descartar nada, pode ser atรฉ que tenha acontecido falha no motorโ, explica o perito aeronรกutico Daniel Kalazans.
O modelo ATR-72, de fabricaรงรฃo francesa, tem dois mecanismos para combater o gelo: um que aquece partes do aviรฃo e outro que quebra o gelo, por meio de uma camada de borracha que infla. O piloto รฉ o responsรกvel por acionar esses sistemas.
Problemas no motor
Segundo relatรณrio do Cenipa (Centro de Investigaรงรฃo de Acidentes da Forรงa Aรฉrea Brasileira), no dia 11 de marรงo deste ano, no aeroporto de Salvador, o mesmo aviรฃo que caiu em Vinhedo apresentou baixo nรญvel de รณleo hidrรกulico, o que indica problemas no motor, e um contato anormal da aeronave com a pista na hora no pouso.
A Voepass nรฃo esclareceu ainda que tipo de reparos foram feitos, apenas informou que o aviรฃo estava apto para voar.
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