Rádios RBV

Menu

Caçador conquista o mundo com suas exportações

Com uma população em torno de 73 mil habitantes o município é impulsionado por uma cultura de empreendedorismo voltada para as vendas externas

Fonte:
Redação/PortalRBV

Caçador conquista o mundo com suas exportações. Uma cidade de médio porte no interior de Santa Catarina, mas com um grande destaque neste ramo, sendo o quinto maior exportador do Estado, com uma indústria principalmente voltada a madeira e móveis.

Com uma população em torno de 73 mil habitantes e enfrentando desafios logísticos por estar longe dos portos e aeroportos, o sucesso é impulsionado por uma cultura de empreendedorismo voltada para as vendas externas, combinando fatores como matéria-prima abundante e tecnologia de ponta.

Um exemplo dessa pujança caçadorense são os artefatos produzidor por meio do pinus, que em uma pequena fábrica caçadorense já começaram a ganhar o mundo. A sócia proprietária Gislaine Venâncio falou da surpresa quando recebeu uma mensagem via whatsapp de uma compradora americana da cidade de Boston, interessada nos produtos da empresa de Caçador.

- Publicidade -

Veja também

Black Friday 2023: Confira a data oficial para as compras deste ano

INSS começa a ligar para segurados anteciparem perícia 

Proposta prevê renegociação para quem estava em dia com o Fies

“Na hora pensamos que não fosse verdade, e só percebemos a realidade quando recebemos o pagamento e a transportadora veio coletar o pedido”, lembra.

A história de Gislaine é uma entre as centenas de operações comerciais feitas por empresas de Caçador em diversos países. Santa Catarina, com apenas 1% do território nacional, comprova que tamanho não é documento quando se fala de desenvolvimento econômico.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, explica que os catarinenses são um exemplo para os demais estados brasileiros. “A indústria é responsável por mais de 90% as exportações do Estado, e possui cerca de 50 mil indústrias instaladas. Os produtos catarinenses são exportados para mais de 200 países e Santa Catarina possui o sexto maior PIB do país”.

O papel de Caçador

São mais de 2.500 empresas exportadoras no Estado, que juntas alcançaram um marco histórico em 2022, com $ 12 bilhões de dólares em produtos vendidos para o comércio exterior.

Neste cenário, aparece como destaque o município de Caçador, que mesmo estando longe dos portos e aeroportos, enfrentando desafios do escoamento da produção pelas rodovias, coloca-se como o quinto município com maior índice de exportação de Santa Catarina. E qual é a fórmula do sucesso? É possível outros municípios se inspirarem neste exemplo e mudarem suas realidades econômicas?

Para compreender este destaque de Caçador é preciso voltar no tempo, para a década de 80. Quem explica este crescimento histórico é o empresário do ramo da madeira, Aurélio De Bortolo, presidente do Sindicato da Madeira de Caçador.

“O mercado interno possuía uma grande inflação e os produtos eram enviados para São Paulo, onde diziam algumas vezes que não estavam dentro da conformidade. Isso nos fez pensar em um mercado mais sólido. E sair para o exterior era virar uma página da história, pois primeiramente era preciso mudar o produto, criar a cultura e formar pessoas para fazer isso”, ressalta.

A mesma opinião do empresário Aurélio é compartilhada por outro empresário do ramo da madeira e móveis em Caçador, Leonir Tesser. “Somos um polo estadual diferente de outras regiões e isso faz parte de uma história de empreendedores que se estabeleceram aqui há muitos anos e tiveram essa visão de transformar a madeira, sendo primeiramente a madeira nativa e depois os empresários aprenderam a atuar com os reflorestamentos. Isso fez com que a nossa indústria se torna-se de extrema qualidade com a oportunidade de conquistar clientes em todas as partes do mundo”.

De acordo com o observatório Social da FIESC, os caçadorenses estão atrás apenas de Itajaí, São Francisco do Sul, Joinville e Jaraguá do Sul. Para o consultor em comércio exterior Kleber Fontes, o segredo do município interiorano nas vendas internacionais, é uma combinação de fatores, que vão desde matéria prima abundante até a tecnologia de ponta.

Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, apontam que nos últimos 10 anos, o volume em exportação na Microrregião que Caçador está inserido teve uma variação acumulada de 97,5%. Entre 2020 e 2021 houve um aumento superior a 42%. Ou seja, uma conquista em pleno período da pandemia.

Tornar a economia local em global, tem sido cada vez mais uma das metas estratégicas da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, que para dar sustentabilidade ao trabalho, conta com o apoio de entidades relevantes em Caçador. Como é o caso da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) que já está na segunda turma do MBA em Comércio Exterior. A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) anunciou que irá abrir ainda este ano um Núcleo Setorial de Internacionalização. Outra entidade relevante é o Sindicato da Madeira, que tem unido cada vez mais os exportadores. 

Na economia global sempre haverá alguém disponível para comprar o produto. Mas o que muitas vezes falta, é o conhecimento de como chegar até ele. Por isso, os municípios podem se inspirar em Caçador para mudarem suas realidades econômicas. Para isso, o apoio de entidades a exemplo da FIESC, é fundamental. Havendo produto e havendo comprador, não há limites.

Ouça essa matéria com todas as entrevistas na íntegra

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

O futuro do alho é tema de encontro nacional em Fraiburgo

Com o tema “Inovações e Sustentabilidade – O Futuro...

SC ocupa 3º lugar em desigualdade salarial no Brasil

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (18) o 2°...

Fugitivo do Presídio de Xanxerê volta para a cadeia

Na tarde da última quarta-feira (18), Idelmar da Silva,...

CDL apoia ações da Semana Farroupilha em Caçador

A CDL Caçador (Câmara de Dirigentes Lojistas) apoia as...

Rede social X busca retorno ao Brasil após suspensão do STF

A rede social X informou que está em negociações...

Mais Lidas da semana

Morre a mulher que teve 70% do corpo queimado

A mulher foi identificada como Luana Rodrigues da Silva,...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Carro pega fogo na rodovia SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Veículo capota e ninguém é encontrado

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Outros Tópicos Interessantes