Ciclone no RS causa mais de 20 mortes

Nesta terça-feira 15 corpos foram encontrados em uma casa que foi invadida pelas cheias do rio Taquari

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou 21 mortes pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o estado na segunda-feira (4). Desse total, 15 óbitos ocorreram apenas na cidade de Muçum, na região central do estado. Segundo o governador, é o maior volume de mortes em evento climático no estado.

De acordo com a Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros encontrou 15 corpos ao vistoriar uma casa nesta terça-feira (5). Outras seis mortes foram confirmadas entre segunda (4) e esta terça, em cidades do Norte do RS.

Passagem do ciclone no RS

21 mortos;
3.084 desalojados;
1.650 desabrigados;
67 cidades afetadas.

Publicidade

Mais de 85% da cidade de Muçum foi atingida pelas águas. Em razão do nível do rio que abrange a região, moradores precisaram ser resgatados em cima de telhados e forros das casas. O nível da água atingiu o centro da cidade, alagando residências, escolas, estabelecimentos comerciais e hospitais.

Por questões de segurança, a energia elétrica do município foi cortada. De acordo com a prefeitura, também não há sinal de telefone. O município possui quatro acessos por estradas e todos estão interditados.

Resgate com cinco aeronaves

Segundo informações da Defesa Civil estadual, na tarde desta terça-feira (5) cinco aeronaves realizavam resgates no Vale do Taquari. Muçum, Roca Sales, Lajeado, Cruzeiro do Sul ainda tem pessoas em situação de risco para salvamento.

Com as águas baixando, a entidade acredita que pode ter mais vítimas fatais confirmadas nas próximas horas.

Há preocupação com o retorno da chuva na quinta-feira, já que o solo segue úmido. E tem risco de novos deslizamentos de terra, diz a Defesa Civil.

No sistema da Defesa Civil, até a tarde desta terça, estavam cadastradas 16 pessoas que não foram encontradas pelos parentes. Essa confirmação só é feita com a equipe chegando no local, e esse trabalho está sendo feito ao longo do dia, explica o órgão.

Fonte:
Globo.com

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Festival da Música e Integração Caçadorense define finalistas

Estão definidos os dez finalistas do Festival da Música...

Anvisa proíbe venda de cosméticos sem registro sanitário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a...

Carro sai da pista, bate em muro e atinge veículo em Tangará

Um acidente de trânsito mobilizou o Corpo de Bombeiros...

Santa Catarina amanhece com temperaturas próximas de 0°C

Santa Catarina amanheceu sob forte influência de uma massa...

Polícia resgata tartarugas mantidas em condições inadequadas em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina resgatou tartarugas que...

Homem é preso suspeito de tentar vender filho de 3 anos por R$ 10

Um homem de 41 anos foi preso na sexta-feira...

Idosa é feita refém durante assalto no interior de Caçador

Uma idosa de 63 anos foi feita refém durante...

Ataque de abelhas deixa seis trabalhadores feridos em Monte Carlo

Seis trabalhadores ficaram feridos após serem atacados por um...