Rádios RBV

Menu

Rio Grande do Sul vive a pior tragédia climática da sua história

Atual situação vivida pelo Rio Grande do Sul já supera 2023 conforme governo

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Rio Grande do Sul vive a pior tragédia climática da sua história. Conforme o governador Eduardo Leite, PSDB, a intensidade das chuvas que atingem o Estado deve superar 2023. No ano passado, somente no mês de setembro, o Estado gaúcho registrou 54 mortes e centenas de milhares de desabrigados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Até o fim da manhã desta quinta-feira (02), já foram contabilizadas 24 mortes e 21 desaparecidos, números que sofrem alterações a cada novo momento. Isso ocorre pelo fato de que as chuvas seguem intensas em todo território gaúcho, mas principalmente na região central. O Vale do Taquari, uma das regiões mais castigadas pelas chuvas em 2023, já registra níveis nunca observados em 150 anos. 

Em post no X (antigo Twitter), Eduardo Leite trouxe a magnitude da atual situação vivida pela região de Taquari e também Caí e dos Sinos.

Sim, infelizmente será pior do que vimos em setembro do ano passado. Pelo que já choveu e pelo que ainda vai chover, nos Vales do Taquari, do Caí e dos Sinos, teremos cheias piores que as do ano passado. Não será na mesma velocidade, mas a cota de inundação será ainda pior

A situação é tão complexa no Estado do Rio Grande do Sul, que mesmo as ações de busca e resgate são complexas nesse momento. Leite reiterou o pedido para que os moradores procurem locais seguros.

Faço um apelo aos gaúchos e gaúchas que estão nas localidades mais atingidas: procurem locais seguros. Nós estamos com muita dificuldade para resgatar as pessoas porque a chuva não cessa e isso impede a operação das aeronaves

Presidente Lula chega ao Rio Grande do Sul para acompanhar a pior tragédia da história do Estado

Na manhã desta quinta-feira, 02, o Presidente Lula, PT, chegou a Santa Maria, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no Estado. A comitiva formada pelo Presidente, alguns Ministros e assessores, foi recebida pelo governador Eduardo Leite.

Existe a expectativa de que seja realizado um voo panorâmico pelas regiões mais afetadas, para que a comitiva presidencial tenha ampla visão dos estragos. Porém, tal voo só deve ser realizado se o tempo colaborar.

Na noite de ontem, o presidente publicou um vídeo da sua conversa com o governador gaúcho. Nele, Lula afirma que o governo Federal está à disposição do Estado, para que principalmente as vidas sejam salvas.

Edição de 02/05 do RBV Notícias

Veja mais:

Escolas cancelam aulas devido às fortes chuvas no Sul de SC

Temporais no Rio Grande do Sul podem chegar a Santa Catarina

5º Batalhão de Engenharia e Combate de Porto União envia tropas para auxílio de busca e salvamento no Rio Grande do Sul

Vivendo a sua pior tragédia climática de toda a história, o Rio Grande do Sul começa a receber auxílio de tropas federais e também enviadas pelos estados vizinhos. Entre a noite de quarta-feira e a manhã de hoje, o 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, sediado em Porto União, enviou 77 homens para o Estado.

O Batalhão, que já é reconhecido pelo seu trabalho em situações de catástrofes, enviou, além das tropas, maquinário de desobstrução e salvamento. Entre os recursos enviados, segundo informações divulgadas pelo Portal VVale, 24 botes, 4 motores de popa e uma embarcação de manobra.

Além disso, o 5º BE disponibilizou também equipamentos pesados, incluindo uma carregadeira sobre rodas, retroescavadeira e um trator multiuso. O Portal VVale destacou ainda que foram enviados suporte logístico, como caminhões, basculantes, viaturas, ambulância, entre outros.

Na sua página oficial do Instagram, o governador Jorginho Mello, PL, afirmou que solicitou que Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil enviassem equipes para o Rio Grande do Sul. Conforme o governador, serão disponibilizados 34 profissionais, helicóptero, oito viaturas, doze embarcações e equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Identificado caçadorense que morreu afogado no Rio do Peixe

O homem que morreu afogado no Rio do Peixe...

Nove a cada dez brasileiros têm acesso à internet em casa

Nove a cada dez brasileiros, 89,4%, vivem em domicílios...

Corpo encontrado em carro em Pinheiro Preto é identificado

Foi identificado o  corpo do homem de 39 anos...

Câmara de Caçador aprova orçamento do Município para o próximo ano

Os vereadores de Caçador aprovaram na noite de terça-feira...

Projeto de Fraiburgo contra a violência doméstica é destaque estadual

A dona Adilceia se divorciou há cerca de três...

Mais Lidas da semana

Bombeiros procuram mulher nas águas do Rio do Peixe em Videira

Os Bombeiros Militares de Videira estão na manhã desta...

Jovem morre afogado no Rio do Peixe

Um homem morreu afogado no início da tarde desta...

Caminhão carregado com bebidas tomba ao acessar rotatória

Um caminhão carregado com bebidas tombou ao tentar acessar...

Uma morte e mais quatro feridos após acidente em Lebon Régis

Um grave acidente foi registrado na noite de domingo...

Carro sai da pista, capota e fere três pessoas em Videira

Na manhã de 10 de dezembro, por volta das...

Outros Tópicos Interessantes