Secretários de Segurança Pública dos Estados debatem ações

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) Paulo Cezar Ramos de Oliveira participa da reunião

Secretários de Segurança Pública de todo o País estão reunidos em Brasília na 87ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que começou nesta quarta-feira (16) e prosseguirá nesta quinta-feira (17), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU).

Estão sendo discutidos pontos importantes como a integração entre os Estados para o combate ao crime organizado, alterações na legislação, enfrentamento da violência contra a mulher, inteligência, saúde dos profissionais da segurança, experiências e práticas exitosas. A reunião conta com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e titulares ou representantes das pastas dos estados e do Distrito Federal.

Pela manhã, a abertura teve a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, que citou como foco de ações, por exemplo, o enfrentamento às facções criminosas e os feminicídios. Paralelamente ao evento, acontece a quinta edição do Seminário de Inteligência em Foco, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

Publicidade

Para o presidente do Consesp, Sandro Caron, que também é secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul, a integração entre os órgãos está fortalecida e é preciso que essa aproximação seja usada para fortalecer a inteligência estratégica das forças de segurança.

Um dos pontos abordados pelo secretário da Segurança Pública de SC foi a proposta de avaliação de saúde física e mental dos policiais, bem como a implementação através do Ministério da Justiça de um auxílio financeiro para pagamento de plano de saúde.

Na quinta-feira, estão previstas novas reuniões sobre temas como a saúde dos profissionais de segurança pública; legislação sobre segurança pública e guardas Municipais (definição de competências e padronização de procedimentos).

O Consesp

O Consesp oferece às secretarias estaduais informações que possam subsidiar a formulação de diretrizes e metas em segurança pública e divulga ações de sucesso dos Estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.

Fonte:
ASCOM | SSP

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira terá melhora gradual do tempo em SC

A sexta-feira (03) será marcada pelo frio intenso, mar...

Jovem de 24 anos desaparece em Caçador e família faz apelo por informações

A família de João Vitor, de 24 anos, vive...

Casa é interditada após se mover do lugar em Caçador

Uma residência localizada na comunidade da Vila Usina, em...

Videira Notícias – 02/07/2026

https://www.youtube.com/watch?v=Dayl9KvBMe8

Abastecimento de água pode ser afetado em cidades do Meio-Oeste após fortes chuvas

As fortes chuvas registradas entre quarta-feira (1º) e esta...

Morre Hikaru Kurosaki, ator que marcou a série Jaspion

O ator e dublador japonês Hikaru Kurosaki, conhecido internacionalmente...

Audiência pública reúne moradores para discutir a saúde em Rio das Antas

A Câmara de Vereadores de Rio das Antas promoveu,...

7º Grupamento da Polícia Militar de Ibiam passa por troca de comando após dez anos

O 7º Grupamento de Polícia Militar, sediado em Ibiam,...