O Brasil inicia a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história. Para isto, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviou para a capital francesa a maior delegação brasileira da história da competição com o total de 280 atletas. O objetivo é superar as 72 medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos do Rio (2016) e Tóquio (2020).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Contando com 255 atletas com deficiência, 19 atletas guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, a delegação brasileira promete trazer grandes resultados.
“Temos, no nosso plano estratégico, formulado em 2017, a meta de conquistar entre 70 e 90 medalhas e de ficar entre os oito primeiros. Mas a nossa real expectativa é de que o Brasil possa fazer em Paris a melhor campanha de todos os tempos”, declarou o presidente do CPB, Mizael Conrado, sobre a expectativa de campanha do Brasil nos Jogos de Paris.
Veja também
SC terá 10 Paratletas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Brasil terá recorde de mulheres nas Paralimpíadas de Paris
Os Jogos Paralímpicos de Paris terão inicio nesta quarta-feira (28) seguindo até o dia 8 de setembro.
O objetivo é ultrapassar as campanhas dos Jogos do Rio (2016) e de Tóquio (2020), nos quais, em cada, o Brasil conquistou o total de 72 medalhas.
Porém, foi no Japão que o país estabeleceu o recorde de ouros, 22, superando a marca dos Jogos de Londres (2012), quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio. Em 2016 foram conquistados 14 ouros.
OS JOGOS PARALÍMPICOS DE PARIS VÃO COMEÇAR! 🇫🇷 E os nossos 280 atletas brasileiros estão prontos para viver tudo isso aqui! 💫#BrasilParalímpico #JogosParalímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/32Rm9b7WC4
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) August 28, 2024
Os atletas brasileiros competirão em 20 das 22 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.
Em busca da medalha 400
Na história dos Jogos Paralímpicos, que teve sua primeira edição em Roma (1960), o Brasil tem um total de 373 medalhas (109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes).
Assim, faltam 27 pódios para a conquista de número 400.
Cerimônia de Abertura
A Cerimônia de Abertura dos Jogos de Paris será realizada a partir das 15h (horário de Brasília) desta quarta (28).
O evento será realizado de maneira inédita fora de um estádio, com o desfile dos atletas partindo da parte inferior da avenida Champs-Elysées se estendendo pelo coração da capital francesa até a icônica Place de la Concorde.
Os atuais campeões paralímpicos Beth Gomes (atletismo) e Gabriel Araújo (natação) serão os porta-bandeiras da delegação brasileira na abertura oficial dos Jogos de Paris.
Aos 59 anos, a multicampeã no lançamento de disco e arremesso de peso, desfilará ao lado de Gabrielzinho, de apenas 22, que faturou dois ouros e uma prata em Tóquio 2020, sua primeira Paralimpíada.
O desfile dos atletas que marcará a abertura dos Jogos Paralímpicos terá início na famosa Avenue Champs-Elysées (Avenida Campos Elísios) e terminará na Place de la Concorde (Praça da Concórdia), a maior da Cidade Luz.