Acadêmicos da UNIARP, bolsistas do Programa Universidade Gratuita, realizaram diversas ações no sábado, 10 de agosto, envolvendo os municípios de Caçador, Rio das Antas e Fraiburgo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na Apae de Caçador, acadêmicos do projeto Revitalização do Jardim Sensorial, confeccionaram uma casinha de passarinhos, integrando aprendizado prático com responsabilidade ambiental. O projeto, visa promover habilidades técnicas e criatividade. Além de servir como um recurso educacional, a casinha de passarinhos foi instalada no jardim da instituição, oferecendo um abrigo para aves.
No projeto: “Promovendo sustentabilidade e empoderamento comunitário”, acadêmicos desenvolveram ações na cooperativa Recicla de Caçador. Eles conversaram com os cooperados sobre noções de Direito, com o objetivo de esclarecer questões relativas aos aspectos do direito civil e penal. As informações compartilhadas proporcionaram assistência aos associados, promovendo uma compreensão mais profunda dos seus direitos e deveres legais.
Veja também
Promoção “Meu Pai é Craque” é sucesso mais uma vez
“Acolher para Proteger” avança na atenção às vítimas de violência doméstica em Caçador
No projeto de resgate e registro histórico das sepulturas antigas do município de Caçador, os acadêmicos estiveram no Cemitério municipal para a catalogação de túmulos históricos e o desenvolvimento da pesquisa sobre as histórias e famílias associadas a essas sepulturas. Neste projeto, os acadêmicos estão contribuindo para a construção de um banco de dados que permitirá futuras pesquisas e estudos sobre a história da região.
Na parte da tarde, acadêmicos do projeto Plogging, caminharam nas proximidades do Parque Central e pelas margens do Rio do Peixe, recolhendo o lixo acumulado. O plogging ajuda a conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e reduz o impacto da poluição.
Ações em Rio das Antas e em Fraiburgo
No município de Rio das Antas, acadêmicos da UNIARP integrantes do projeto: “Construção da cidadania mediante a educação e serviços comunitários”, auxiliaram no Dia da família na escola nas escolas: Jacinta Nunes e Silva Paranhos, CEIs Girassol, Novo Horizonte e CEI Ipomeia. Os acadêmicos ofereceram suporte na elaboração de atividades educativas e recreativas promovendo a integração entre os alunos e suas famílias. Além disso, atuaram como facilitadores em oficinas e workshops, proporcionando orientação e assistência em atividades interativas visando fortalecer os laços familiares e a participação comunitária.
Em Fraiburgo o dia foi marcado pelo retorno das atividades do Grupo Voluntário Vida e Cidadania, instituição em que os acadêmicos inscritos no projeto “Estímulo a cidadania por meio de atividades socioeducativas e prestação de serviços à comunidade”, realizam suas atividades.
Com um enfoque criativo e educacional, os acadêmicos elaboraram uma programação diversificada que incluiu oficinas de arte, jogos interativos e desafios intelectuais, todos projetados para estimular o desenvolvimento cognitivo e social dos participantes. Essas atividades foram planejadas para promover habilidades como o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a expressão pessoal.
Portal RBV nas redes sociais