Rádios RBV

Menu

Agrônomo de Caçador assume cargo na coordenação nacional da agronomia

Alessandro César Paviani irá compor a direção da Câmara Nacional Especializada de Agronomia

Fonte:
Assessoria

O engenheiro agrônomo caçadorense Alessandro César Paviani acaba de assumir um importante papel na direção da Câmara Nacional Especializada de Agronomia, reforçando a representação catarinense no setor. Paviani, é tesoureiro da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador (AEAC), Conselheiro do Crea-SC e Coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-SC, e atuará como adjunto do coordenador nacional Francisco Joseraldo Medeiros do Vale, do Crea-RN. Juntos, permanecerão no mandato até o próximo Encontro de Líderes, no início de 2026.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Mais uma vez, Caçador se destaca ao projetar lideranças comprometidas com ações estratégicas para a agricultura e para a valorização dos profissionais da agronomia. Nosso trabalho na coordenação nacional reforça a importância de uma atuação técnica qualificada, que contribua para o desenvolvimento sustentável do setor e para a segurança alimentar do país”, destacou Paviani.

A nova gestão da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Agronomia está comprometida com temas de grande relevância para a classe e para a segurança alimentar do país. Entre as prioridades, destaca-se a criação de um fórum para debater sobre agrotóxicos e o aperfeiçoamento da fiscalização do setor. “Fiscalizar vai além de garantir o exercício legal da profissão, trata-se de manter a qualidade e a segurança das práticas agronômicas no campo”, explica Francisco Joseraldo Medeiros do Vale.

Veja também

Pequeno besouro das colmeias ameaça produção de mel em SC

SC cria Abril Amarelo para reforçar defesa da propriedade privada

Abrasel e Sebrae promovem o Circuito Sabores do Meio Oeste, em Caçador

Outro ponto de atenção da coordenadoria é a modernização dos processos de fiscalização, integrando os Conselhos Regionais para compartilhar boas práticas e aprimorar a gestão digital. “Vamos mapear os Creas que estão mais avançados tecnologicamente e disseminar esse conhecimento para todo o país”, pontua o coordenador nacional.

Com a nova gestão, há um esforço em fortalecer a interlocução com o Congresso Nacional para aprimorar normativas e garantir que os profissionais da agronomia tenham um papel ativo na formulação de políticas públicas. Uma das iniciativas nesse sentido é a revisão do manual de crédito rural, que visa assegurar que financiamentos bancários sejam conduzidos com a devida orientação técnica de engenheiros agrônomos.

Outro desafio está na defesa das atribuições profissionais da Agronomia, evitando que outras categorias assumam funções privativas dos engenheiros agrônomos. “Nosso objetivo é dialogar e, quando necessário, articular junto ao Plenário do Confea e ao Congresso Nacional para garantir que nossa profissão seja respeitada conforme estabelece o Decreto Federal nº 23.196/1933”, reforça Francisco do Vale.

Para Paviani, assumir essa função em âmbito nacional é uma oportunidade de levar as demandas de Santa Catarina para o centro das decisões. “Nosso estado tem um papel fundamental na produção agrícola e na segurança alimentar do Brasil. Estar nessa posição nos permite contribuir diretamente para o desenvolvimento do setor”, destaca.

A gestão da coordenadoria nacional seguirá acompanhando as metas do Confea para o período de 2025-2027, incluindo o fortalecimento das competências dos profissionais da Agronomia, a modernização da fiscalização e a promoção de boas práticas que garantam a sustentabilidade e a segurança na produção agrícola no país.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caesar Salad: receita fácil e deliciosa para qualquer ocasião

Se você está em busca de uma receita fácil,...

Motociclista morre ao colidir em traseira de caminhão

Um motociclista morreu na manhã deste sábado (22) em...

Governo do Estado anuncia mais 500 km de rede trifásica para o meio rural

O Governo do Estado de Santa Catarina e a...

Em oitava noite de internação, Papa Francisco passa bem

O Papa Francisco, hospitalizado há oito dias com pneumonia bilateral,...

Influenciador Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade

O influenciador digital, empresário e ex-candidato a prefeito da...

Mais Lidas da semana

Mulher assassinada em restaurante é identificada

A mulher assasinada a facadas em um restaurante na...

Mulher é morta a facadas dentro de restaurante

Uma mulher foi encontrada morta dentro da cozinha de...

Caminhoneiro de Fraiburgo morre em grave acidente na BR-282

Na tarde de segunda-feira, 17 de fevereiro, por volta...

Caçadorense está desaparecida há cinco meses

A caçadorense Jeisiane Varela, de 26 anos, está desaparecida...

Funcionária de CEMEI de Videira é alvo de ameaças por telefone

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Bonavita,...

Outros Tópicos Interessantes