Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Conselho Estadual realiza capacitações em Joaçaba e Caçador sobre inclusão e acessibilidade

Durante os encontros, foram debatidos temas como acessibilidade, inclusão social e o combate ao capacitismo

Os representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) promoveram formações educativas em Joaçaba e Caçador. A iniciativa visa explicar a relevância dos Conselhos Municipais na efetivação das políticas públicas para pessoas com deficiência.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os encontros enfatizaram a exigência da acessibilidade, a participação e inclusão social, além da conscientização contra o capacitismo.

Publicidade

Estiveram presentes o vice‑presidente Jairton Fabeni Domingos e o secretário executivo Alexandre Belino, que abordaram esses temas de forma clara e técnica.

A atuação do Conede/SC inclui acompanhamento dos conselhos municipais, apoio técnico e incentivo à criação de novos órgãos. Esse trabalho fortalece a inclusão e mobiliza a sociedade civil a integrar essas instâncias estratégicas.

“Todo esse trabalho é fundamental para aprimorar as políticas públicas da pessoa com deficiência em Santa Catarina e fortalecer os conselhos municipais”, destaca Alexandre Belino.

O Conede/SC funciona como órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). Ele possui caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com composição paritária entre Governo e sociedade civil.

Suas atribuições incluem formular e acompanhar políticas públicas, supervisionar orçamentos e promover campanhas pela inclusão.

Além disso, o Conede/SC agora integra o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), conquistando cadeira para o novo triênio. Isso reforça a representatividade catarinense nas decisões nacionais sobre direitos das pessoas com deficiência.

O presidente Paulo Sukdóvski celebrou o protagonismo retomado no cenário nacional.

Essas iniciativas garantem maior efetividade na promoção da igualdade, proteção especial e inclusão plena das pessoas com deficiência nas esferas sociais, políticas, culturais e econômicas.

O Conede/SC segue consolidando sua presença ativa no estado, apoiando conselhos locais e fortalecendo o sistema inclusivo em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão entre carro e caminhão deixa duas vítimas em Fraiburgo

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo atendeu nesta...

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Homem que roubou mãe e filha e cometeu ato libidinoso em parque de Videira é condenado

A Justiça de Santa Catarina condenou um homem de...

Dom Orlando Dotti participa de celebrações e lança livros em Caçador

O bispo Dom Orlando Dotti está em Caçador para...

Entenda por que o metanol virou ameaça real nas bebidas alcoólicas

O uso do metanol em bebidas alcoólicas, especialmente nos...

Mais Lidas da semana

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH recebe aval do governo

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Mulher tenta se defender e homem fica ferido por faca em Videira

Uma discussão seguida de agressões entre um casal terminou...

Outros Tópicos Interessantes