Rádios RBV

Menu

Frente Parlamentar visa impulsionar setor vitivinícola brasileiro

O Brasil é 14º maior produtor mundial de vinhos e o 5º do Hemisfério Sul, evidenciando a importância estratégica deste setor

Fonte:
Notícias Agrícolas/ Sindivinho SC

A Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional da Uva, Vinhos, Espumantes e Derivados foi lançada em Brasília nesta terça-feira (19), representando um marco essencial para o setor vitivinícola brasileiro. Frente Parlamentar visa impulsionar setor vitivinícola brasileiro.

A produção de uvas e derivados contribui com cerca de R$ 5 bilhões para a economia brasileira, envolvendo diretamente mais de 70 mil agricultores familiares e cerca de 1.000 vinícolas em 18 estados do país.

Além disso, o Brasil figura como o 14º maior produtor mundial de vinhos e o 5º do Hemisfério Sul, evidenciando a importância estratégica deste setor.

- Publicidade -

A iniciativa parlamentar, liderada por mais de 60 parlamentares e apoiada por entidades representativas do setor produtivo, destaca a importância de concentrar esforços na valorização e proteção da produção nacional de uvas, vinhos, espumantes e seus derivados.

Ao reunir pares de diferentes estados e ideologias políticas em torno de uma causa comum, a Frente Parlamentar demonstra a relevância estratégica atribuída à indústria vitivinícola brasileira.

Essa união de esforços promete ser um instrumento poderoso para impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor, beneficiando desde os agricultores familiares até as vinícolas de grande porte.

Veja também

Epagri libera novas variedades de uva para produção de vinho fino

PRF apreende camarões e vinhos argentinos contrabandeados

A criação da Frente Parlamentar também destaca a necessidade de abordar questões-chave que afetam a indústria, como a modernização da legislação, a redução da carga tributária e o combate à concorrência desleal.

Além disso, a iniciativa pode desempenhar um papel fundamental na promoção do turismo enogastronômico e na projeção internacional dos vinhos brasileiros.

Por meio do diálogo entre parlamentares, representantes do governo e entidades do setor, a Frente Parlamentar busca criar um ambiente propício para o crescimento e valorização da produção nacional de uvas e vinhos.

Com isso, ela se apresenta como uma importante ferramenta para fortalecer a economia, preservar a cultura e promover o desenvolvimento regional em todo o país.

A produção de uvas e derivados no Brasil gera em torno de R$ 5 bilhões para a economia brasileira. A atividade está presente em 18 estados, fazendo do Brasil o 14º maior produtor mundial de vinhos e o 5º do Hemisfério Sul. Ao todo, reúne mais de 70 mil agricultores familiares, 1.000 vinícolas e emprega direta ou indiretamente 100 mil pessoas.

Sindivinho/SC

O presidente do Sindivinho/SC Guilherme Sulsbach Grando participou dia (19), em Brasília-DF, da instalação da Frente Parlamentar do Vinho Brasileiro.

“Foi um momento de grande importância para o setor. Tivemos uma importante reunião com o vice presidente da República que de pronto, iniciou um trabalho para que a Abin, Polícia Federal e Polícia Rodoviária criem uma grande força para combater o vinho falsificado e de contrabando. Um dos grandes pedidos é a exclusão do vinho da lei do pecado e sua redução tributária”, explica Guilherme Grando.

A presença do Sindivinho no ato demonstra o compromisso da entidade com os interesses e desafios enfrentados pelo setor vitivinícola brasileiro. Sua participação permite que o Sindivinho contribua ativamente para as discussões e decisões tomadas durante a instalação da Frente Parlamentar do Vinho Brasileiro, garantindo que as necessidades e perspectivas dos produtores e empresários do setor sejam representadas e consideradas.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre a vereadora de Herval d’Oeste, Ivanete Campana

Morreu nesta segunda-feira, 16 de setembro, aos 56 anos,...

Bombeiro de Capinzal recebe tecnologia para salvamento em altura

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao último clipe

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao...

249 detentos em SC terão direito ao voto nas eleições municipais

Em Santa Catarina, nove seções eleitorais serão instaladas em...

Candidatos a prefeito de Lebon Régis participam de entrevista

A Rádio Caçanjurê de Caçador, emissora integrante da RBV,...

Mais Lidas da semana

Policiais de folga prendem dois homens em restaurante de Caçador

Por volta das 9h desta terça-feira (10) a Polícia...

Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças

Casos positivos de pneumonia atípica em crianças, ou "pneumonia...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Outros Tópicos Interessantes