O maestro de renome internacional Roberto Farias, Comendador, Chanceler e Imortal da Academia de Música do Brasil, esteve em Caçador ao longo desta semana, para conhecer o projeto Músicos do Contestado e ainda entregar o Diploma Mérito Artístico, Cultural e Social ao projeto, indicação aprovada por unanimidade dentro da Academia.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O diploma é oferecido a personalidades e instituições que prestam relevante contribuição na área de formação artística, cultural e social dentro do território nacional, de forma ampla, sem distinção de raça, credo religioso e ideologia de qualquer ordem, com ênfase no acolhimento e orientação de crianças, adolescentes e jovens e que apontam para o bem estar social por meio da arte, e da cultura.
Ao longo dos dias em que esteve em Caçador, o maestro Roberto Farias, que reside em São Bernardo do Campos – SP, ministrou aulas para as crianças e jovens do projeto Músicos do Contestado, no auditório da Escola Esperança, no bairro Martello, e sentiu-se maravilhado com a energia vinda dos componentes.
Veja também
Polícia Civil prende acusado de tentativas de feminicídio em Videira
Moinho Specht suspende atividades em Joaçaba
Rodovias da região têm diversos pontos de interdição devido às chuvas
“É sempre um prazer ver que o Brasil dá certo, porque um projeto da magnitude do Músicos do Contestado é algo que precisa ser multiplicado em todo este país, sobretudo em uma época em que as novas gerações estão sujeitas a muitas influências que nem sempre são boas. As crianças e jovens se espelham naquilo que fazemos, e o projeto Músicos do Contestado resgata este sentimento de civilidade, conduta de disciplina, respeito, organização e da busca séria do conhecimento, sem superficialidade. Essa é a razão de estarmos aqui. Como conselheiro perpétuo e imortal da Academia de Música do Brasil, ter o privilégio de conhecer de perto este projeto, e trazer um reconhecimento da nossa instituição aos Músicos do Contestado me deixa satisfeito, pois sei que estes jovens podem ser o diferencial no nosso país, e que isso possa reverberar por todo Brasil e América Latina. Reconheço aqui um potencial muito grande. Caçador e Santa Catarina por meio do projeto Músicos do Contestado irão transpor fronteiras”, declarou Roberto Farias.
O maestro e idealizador do projeto Músicos do Contestado, Marcos Arcari, disse que a chegada do maestro Roberto Farias é um divisor de águas para os jovens músicos de Caçador.
“Pudemos ver nos ensaios com o maestro Roberto, o quanto eles evoluíram, tendo contato com um maestro de renome internacional. Nas nossas conversas já estamos pensando em abrir diversas portas para estas crianças e o projeto cresce de uma maneira muito exponencial. Hoje o projeto conta com três bandas sinfônicas em Caçador, denominadas Salézio Kindermann, Augusto Francio e Músicos do Contestado que se formou agora com os membros da orquestra de flauta doce. Em Videira temos um pólo, assim como em Fraibrugo, Lebon Régis e Timbó Grande, todas com planos de montar bandas sinfônicas. Estamos no caminho certo, levando música para a vida desses jovens e das comunidades onde vivem. A visita do maestro Roberto Farias carimba de uma vez por todas a nossa passagem para um futuro promissor”, declarou.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: