O projeto “Trilha Ecológica no Horto de Caçador – Preservação e Sustentabilidade”, desenvolvido pela Uniarp por meio do Programa de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), recebeu este mês alunos de escolas estaduais.
O projeto Trilha Ecológica do Horto de Caçador tem a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, estando em sua 3ª edição, sendo desenvolvida por acadêmicos de diversos cursos da Uniarp sob a coordenação da professora Andréa Tozzo Marafon.
As turmas de 5º ano das escolas estaduais são recebidas no Horto Municipal pelos acadêmicos bolsistas e pela coordenadora. Eles são conduzidos através da trilha de 1,5 km que conta com quatro painéis interpretativos que abordam, em sequência, informações básicas sobre temas como: características do percurso e medidas de segurança, a Mata de Araucária e o papel das matas ciliares; o ciclo da água e as bacias hidrográficas e a fauna típica desse tipo de formação vegetal e suas interações. Além disso, no percurso, existem placas que identificam algumas espécies vegetais comumente encontradas na Mata de Araucária.
Veja também
Mercado é assaltado no distrito de Taquara Verde
Feriadão em Caçador com horários especiais para serviços públicos
Este mês, as escolas atendidas pelo projeto foram EEB Paulo Schieffler, com monitoria realizada pela acadêmica Maiara Pierdoná Araújo e EEB Santo Damo, sob monitoria das acadêmicas Taciana Bernardi Castanheira e Graziela Cavalheiro.
Os acadêmicos bolsistas do projeto, além de atuarem nas monitorias, recepcionando e guiando as escolas visitantes, realizam atividades de manutenção e melhoria da trilha atual e de sua extensão, que está em andamento.
O projeto oferece às escolas e instituições participantes um espaço em contínuo aprimoramento que se traduz como um recurso pedagógico importante capaz de promover sentimentos de valorização, pertencimento e cuidados com o meio ambiente.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: