Palestra sobre o cultivo de erva-mate reuniu produtores em Caçador na quinta-feira (5) para abordar o Extrativismo e as Lavouras de Alta Performance, em encontro promovido pela Prefeitura em parceira com a Epagri.
Veja também
Oktoberfest é suspensa temporariamente por conta da previsão de chuvas
Importações de produtos lácteos derrubam preços da matéria-prima
Santa Catarina lança 1º Concurso Estadual de Queijos Artesanais
A palestra foi ministrada pelo extensionista Ari Galeski. “A Epagri atua bastante com erva-mate em Timbó Grande onde moro e por ser natural de Canoinhas, onde o cultivo também é grande, buscamos contribuir com nossas experiências em uma palestra aos produtores abordando as mudanças do cenário da erva-mate nos últimos anos. Falamos principalmente em relação ao cultivo, pois viemos de um sistema muito extrativista no passado em Santa Catarina para agora estar migrando para a tecnologia na produção. O importante é que sempre existindo o interesse dos produtores rurais, a Epagri estará à disposição para continuar orientando sobre questões técnicas e práticas, com cursos, eventos e capacitações”.
Ari Galeski ressalta que a cultura da erva-mate se encaixa nas características do pequeno produtor rural e pode ser uma alternativa de renda. “Existem propriedades que não cultivam a erva-mate mas que possuem a ocorrência nativa da espécie e isso pode ser trabalhado, assim como atuamos na recuperação do solo e manejo para quem desejar reorganizar ou iniciar seu plantio. O objetivo é dar retorno a curto prazo para o produtor rural”.
O secretário municipal de Agricultura, Gustavo Furlin, disse que o encontro busca fomentar o cultivo da erva-mate dentro de um programa criado pela Prefeitura de Caçador. “Abrimos inscrições para este programa tendo em um primeiro momento este encontro com técnicos da Epagri e posteriormente promover a doação de mudas para que todos possam aumentar suas plantações. A erva-mate é um traço cultural da nossa cidade e região e devemos incentivar o cultivo. Queremos agradecer a todos que compareceram a esta palestra, que veio para trazer novas oportunidades para os agricultores”.
Os benefícios
Cesar Figueora é um dos produtores presentes na palestra e declara que atualmente é importante participar de capacitações devido as mudanças ocorridas na cultura da erva-mate. “Já produzimos erva-mate há um certo tempo pois é uma tradição de família e sempre buscamos melhorar a produção tendo este suporte da Epagri e Prefeitura, além de outros estudos que fazemos particularmente. O que mudou ao longo dos anos foi justamente o emprego das tecnologias, novas técnicas e mais estudos no cultivo. Hoje a produção de erva-mate exige mais do produtor rural mas o valor agregado também é melhor”.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: