Mais um fato raro do mundo animal que chama a atenção. Em Caçador, uma moradora registrou o nascimento de um pintinho com três patas no bairro Martello, ocorrido na manhã de quarta-feira (12). O filhote, no entanto, morreu no dia seguinte.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a moradora Dona Odete, a ave nasceu de uma ninhada de 13 ovos colocados para chocar. “Eu peguei os ovos do meu vizinho porque queria muito essa raça de galinha. Quando fui ver de manhã, só tinham nascido dois pintinhos, e um deles tinha três patinhas. Dei água com açúcar pra eles, mas infelizmente acabaram morrendo”, contou.
O caso despertou curiosidade e foi compartilhado nas redes sociais. A veterinária Geisibel Aparecida de Mello Maurina, do curso de Medicina Veterinária da Uniarp, explicou que a condição é conhecida como polimelia, uma má formação congênita caracterizada pela presença de membros extras.
Veja também
Leitão nasce com dois corpos e uma cabeça no Oeste de SC
MPSC garante três condenações por maus-tratos a animais em SC
“Essa condição não ocorre apenas em aves, mas também em mamíferos, répteis e até em seres humanos. Está relacionada a alterações no desenvolvimento embrionário, quando há uma duplicação anormal durante as fases iniciais do embrião”, explicou.
Segundo a especialista, a polimelia pode estar associada a fatores genéticos, como mutações espontâneas ou consanguinidade, e também a fatores ambientais, como variações de temperatura, umidade ou exposição a substâncias químicas durante a incubação.
Apesar de não ser uma condição contagiosa, Geisebel destaca que, dependendo do grau da anomalia, o animal pode não sobreviver. “Em muitos casos, as alterações não são compatíveis com a vida, o que pode explicar a morte precoce do pintinho”, completou.








