A Polícia Militar de Caçador reuniu nesta terça-feira (5) na Câmara de Vereadores, motofretistas e proprietários de empresas que atuam no transporte de cargas com motos, para esclarecer dúvidas e repassar orientações sobre as leis que regem este tipo de atividade. A condução dos trabalhos foi feita pelo comandante do 15º Batalhão da PM, Major Marcelo Correia Macedo, e o capitão Célio Alvarenga.
De acordo com o comandante Macedo, a fiscalização de motocicletas atuantes com frete será intensificada, pois foi identificado que muitos motoboys estavam agindo de maneira ilegal.
“Inclusive presenciei um deles empinando a moto em frente ao Batalhão da PM em Caçador quando eu chegava para o trabalho. E isso despertou a necessidade de fazermos essa fiscalização e repassar as exigências do Contran”, explica Macedo.
Entre as normas para se atuar como motofretista está a necessidade de se possuir 21 anos e já ter ao menos 2 anos de CNH com categoria A, além de passar por um curso específico do Contran disponível em Caçador.
“E ainda temos os requisitos de segurança que sempre precisam ser observados, como o aparador de linha de pipa, colete refletivo, o guarda-mato que auxiliar motociclista em uma possível queda, entre outros itens. A ideia é conscientizá-los sobre as normas e também sobre o risco diário que possuem no ofício, pois o excesso de confiança na pilotagem agregada a coragem de muitos, faz com que não se preocupem com os riscos constantes que estão correndo”, finaliza o comandante da PM.