Rádios RBV

Menu

Presidente da ACIC acompanha lançamento do Plano Aeroviário de Santa Catarina

José Carlos Tombini esteve em Florianópolis e o Aeroporto Regional de Caçador foi citado diversas vezes no evento

Fonte:
Ascom Facisc

O Plano Aeroviário de Santa Catarina (PAESC) foi entregue oficialmente pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) ao governador Jorginho Mello, nesta segunda-feira (4), na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O trabalho foi realizado pelo LabTrans, da UFSC, mesmo órgão que desenvolveu o Plano Aeroviário Nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O documento define metas de desenvolvimento e planejamento da Rede Estadual de Aeroportos para curto, médio e longo prazos (até o ano de 2044). Neste período a estimativa é de que o Governo de Santa Catarina tenha que investir mais de R$ 254 milhões para realizar obras e serviços recomendados para os aeroportos da rede estadual.

- Publicidade -

Fazem parte do Paesc, 19 aeroportos públicos, que foram classificados como Regional, Regional (pequeno porte), Metropolitano auxiliar, Turístico, Local e Complementar. Os Aeroportos de Caçador e Correia Pinto foram classificados como Regionais. As análises levaram em conta informações sobre as possibilidades de expansão de infraestrutura, análise socioeconômica e o potencial de geração de viagens dos municípios, as áreas de influência, análise do transporte aéreo, com histórico de movimentação e previsões de demandas de passageiros, de cargas, de aeronaves de aviação geral e comercial e de ligações aéreas potenciais.

Para a elaboração do Paesc, o governo de Santa Catarina investiu, por meio da SPAF, R$ 1,6 milhões.

Veja também

Caçador retoma arrecadação de donativos ao Rio Grande do Sul

Outubro bate recorde e tem maior venda de veículos desde 2014

Indústria contratou mais de 405.493 trabalhadores entre janeiro a setembro

Presidente da ACIC no evento

O presidente da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), José Carlos Tombini, participou do evento, junto com Roberto Marton. “Este documento é um avanço importante, além do planejamento com metas de desenvolvimento e de investimentos necessários. O Aeroporto Regional de Caçador foi citado diversas vezes durante o evento e isso demonstra a sua importância para toda nossa região. A ACIC mais uma vez está presente nas discussões e atenta as demandas, sempre acompanhando todo o processo”, informou Tombini.

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Elson Otto, explica que a entidade mobilizou as lideranças da federação para participarem deste processo, já que a infraestrutura aeroviária é uma demanda recorrente em várias regiões do estado. “Este é um diagnóstico que mapeia e nos ajuda a entender, também, qual é a distância entre o que os empresários almejam e o que é possível de ser realizado”, destacou. O presidente também elogiou o trabalho realizado pelo governo, em parceria com a universidade. “A SPAF ouviu os players do mercado, assim como, todas as lideranças do estado para poder validar o Paesc. Foi um trabalho importante de mobilização, o que resultou em um estudo que reúne estrutura e potencialidades regionais para a viabilização de rotas aéreas domésticas e de carga no estado”, explicou.

O último Plano aeroviário de Santa Catarina foi desenvolvido no ano de 1989 com definição de horizontes para 20 (vinte) anos, ou seja, até o ano de 2009. O novo PAESC (versão 2024) reavaliou a estrutura e a classificação das unidades que compõem o sistema de aeródromos do Estado, observando-se as legislações aeroportuária e ambiental aplicáveis e em vigor.

Considerando as características das aeronaves previstas para operação nos aeródromos da rede estadual, o PAESC objetiva a orientação e a definição do seu desenvolvimento, apresentando propostas de adequação, de ampliação ou de implementação de infraestrutura conforme a demanda de tráfego prevista para a aviação comercial, regular, não regular e geral. Com estes indicadores, o governo do estado poderá planejar os investimentos necessários para os aeroportos, conforme as informações apresentadas no Paesc.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Al-Hilal pode rescindir contrato com Neymar em janeiro

O Al-Hilal estaria considerando rescindir o contrato com Neymar...

Cresce número de golpes aplicados por lojas online falsas

O Procon de Tangará está alertando e orientando vítimas...

Seminário Diocesano de Caçador é desativado

O Seminário Diocesano de Caçador, que por muito tempo...

SENAI Videira transforma tampinha pet em brinquedos educativos

O SENAI Videira, no Laboratório de Plástico atua com...

Tenente da Reserva recebe homenagem pelos serviços prestados na enchente de 1983

O 2º Tenente da reserva do Exército Brasileiro, José...

Mais Lidas da semana

Oito envolvidos na morte de PM em Tangará são condenados

Terminou na noite desta quarta-feira (30) o julgamento dos...

Idoso morre atropelado por trator de esteira

Um idoso morreu atropelado por um trator de esteira...

Esposa do policial Burzanello fala sobre o resultado do julgamento

Após três dias de julgamento para selar o destino...

Homem morre esmagado por trator

Um acidente de trabalho tirou a vida de um...

Acusação avalia o resultado do julgamento pela morte de policial

Com o fim do julgamento dos oito acusados pela...

Outros Tópicos Interessantes