Está programado para a próxima quarta-feira (6), a partir das 14h30m, o lançamento do Projeto Requinte: arte sustentável em madeira. A inciativa é da Câmara de Vereadores de Caçador, por meio da Procuradoria da Mulher, liderada pela procuradora e vereadora Lidiane Cattani (PP). A iniciativa visa proporcionar especialmente às mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica uma fonte de renda e a oportunidade de recomeçar a vida, por meio do artesanato e do empreendedorismo.
O Projeto consiste na transformação do material descartado das indústrias de madeira, papel e celulose, uma delas denominada fita tusa, em peças artesanais que poderão ser comercializadas. Para o lançamento, várias peças já confeccionadas pelas artesãs locais estarão em exposição no espaço cultural Almir João Binotto. “Montaremos um show room no hall de entrada da Câmara de Vereadores para mostrar os acessórios que já foram confeccionados para este lançamento. As pessoas que forem ao evento irão se surpreender com a qualidade das peças e o talento das nossas artesãs locais “, explica Lidiane.
Sobre o projeto
A iniciativa partiu de uma visita técnica feita pela vereadora a São Joaquim, onde teve a oportunidade de aprender com um casal de cegos que, de forma brilhante, confecciona peças artesanais através da fita tusa. Eles transformam em arte o material que é descartado pelas empresas, confeccionando jogos americanos, luminárias, sousplat, cestas, peças decorativas e tantas outras que se tornam uma fonte de renda.
Lidiane explica que este projeto visa capacitar mulheres em todos os bairros da cidade a partir das artesãs locais, que estão recebendo treinamento e serão multiplicadoras. Além disso, a Associação Maria Rosa, que atende mulheres vítimas de violência, também será contemplada com o treinamento. O projeto conta com o apoio das empresas Frameport e Tedesco, que disponibilizarão a matéria prima.