O Ministério da Cultura, a AMIMU (Associação dos Amigos da Música) e a Celesc teve a satisfação de promover quatro recitais do Quarteto de Cordas AMIMU, com o objetivo de difundir a música de câmara e proporcionar acesso à cultura. Liderado pelo maestro Patrick Cavalheiro no primeiro violino, o quarteto conta com Sofia Konflanz no segundo violino, Pedro Bernardo na viola e Gilson Ribeiro no violoncelo, e encantou o público com suas performances artísticas excepcionais.
Os recitais foram realizados nos seguintes dias e locais: domingo, 18 de junho, às 19h, na sala Verdi da AMIMU, situada na Rua Conselheiro Mafra, em Caçador, Santa Catarina; segunda-feira, 19 de junho, às 10h, no auditório da Escola de Educação Básica Paulo Schieffler, localizada na Rua Nereu Ramos, 351, Caçador, Santa Catarina; e terça-feira, 20 de junho, às 10h e às 14h, no auditório do Instituto Estadual de Educação – IEE, na Rua Mauro Ramos, 275, em Florianópolis, Santa Catarina. Os recitais foram abertos ao público e totalmente gratuitos, bastando apresentar o CPF para ter acesso.
Sob a supervisão artística do maestro Patrick Cavalheiro, a direção dos recitais visou democratizar e difundir a música instrumental, proporcionando uma experiência única para o público. Segundo Cavalheiro, “Esses recitais representaram uma oportunidade significativa para democratizar e difundir a música instrumental entre diversos públicos, incluindo adultos da comunidade em geral e crianças das escolas. Presenciar um quarteto de cordas ao vivo e de perto é uma experiência única que ficará marcada na memória dos presentes.”
O Quarteto de Cordas AMIMU é formado por professores da Associação dos Amigos da Música e músicos convidados, comprometidos em difundir a música de câmara. Para esses recitais, foram selecionadas diversas músicas, desde grandes clássicos até trilhas sonoras de filmes, com o intuito de aproximar o público da música instrumental.
Essa série de recitais proporcionou uma oportunidade notável para entusiastas da música e o público em geral se envolverem na beleza e na riqueza da música de câmara clássica e contemporânea. O Ministério da Cultura, a AMIMU e a Celesc tornaram o acesso às artes uma realidade para todos por meio dessas experiências culturais. O evento foi realizado com grande sucesso, deixando uma lembrança memorável na mente daqueles que tiveram o privilégio de participar.