A cena poderia passar despercebida não fosse pelo personagem principal: com as mãos sujas de terra e o chapéu de palha cobrindo o rosto, o bispo diocesano de Caçador, Dom Cleocir Bonetti, colhe amendoim em sua propriedade, ao lado dos pais, Gilso e Terezinha Bonetti.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A colheita deste ano é do amendoim rasteiro, que exige mais tempo para maturação. Com alegria, Dom Cleocir compartilha o resultado. “Graças a Deus, uma boa colheita. Agora é lavar e secar. E a maior parte eu destino para doação”.
Ligação com a terra vem desde a infância
Desde pequeno, Dom Cleocir mantém forte ligação com a terra. Ao lado da mãe, cultivava batata-doce, mandioca, verduras e legumes. Essa prática continuou na vida adulta. “Ver uma flor florescer, uma planta crescer. Rudo isso revela a maravilha de Deus”, reflete o bispo, que também cultiva tomates — colhendo mais de 80 caixas neste ano — além de milho e flores que embelezam o jardim da residência.
O jardim da frente da casa exibe cravos herdados da mãe, lírios e rosas. “É ali que me renovo e encontro serenidade”, completa o bispo.
Veja também
Taquara Verde terá Rua de Lazer neste sábado
Onda polar traz queda de temperaturas e geadas em Santa Catarina
Ora e labora: espiritualidade e trabalho
Inspirado no lema dos monges beneditinos “ora et labora”, Dom Cleocir acredita que trabalhar na terra fortalece o espírito. “Esse cansaço bom, depois de um banho, nos prepara melhor para celebrar, visitar os doentes e servir o povo com mais alegria”, afirma.
Ao visitar comunidades, o bispo também incentiva o cultivo entre os fiéis. “Quem quiser plantar amendoim, eu ofereço a semente”, convida, valorizando o resgate de práticas simples e saudáveis.
Orgulho da mãe: “Não tem palavras para agradecer”
Aos 82 anos, dona Terezinha acompanha o filho na colheita com entusiasmo. “É muito legal ver que ele não esqueceu as origens”, afirma.
Moradora de Vista Alegre/RS, ela relembra os tempos em que trabalhavam juntos na lavoura e comemora: “Vou levar amendoim pra casa e fazer umas rapadurinhas”.
Nossas Redes Sociais