Rádios RBV

Vídeo mostra carreta cruzando rio por falta de ponte segura

Ponte sobre o Rio São Pedro preocupa moradores. Vídeo mostra carreta sendo puxada dentro do rio por falta de estrutura segura.

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

Um vídeo enviado por um leitor do Portal RBV mostra a situação crítica da ponte sobre o Rio São Pedro, que liga as comunidades de São Domingos (Caçador) e Tamanduá (Macieira), no Meio-Oeste catarinense. As imagens mostram uma carreta carregada com toras de madeira sendo puxada por um trator por dentro do rio, já que a ponte de madeira não suporta mais o trânsito de veículos pesados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Mesmo veículos leves enfrentam riscos ao atravessar a estrutura, que apresenta tábuas soltas, buracos e comprometimento geral. Apesar disso, a ponte continua sendo utilizada diariamente por moradores e produtores rurais para o escoamento da produção agrícola e de reflorestamento.

Há mais de um ano, moradores das duas comunidades cobram a reforma ou substituição da ponte, sem retorno prático. Em 5 de maio de 2025, as Prefeituras de Caçador e Macieira firmaram uma parceria para viabilizar a construção de uma nova estrutura.

Na ocasião, a prefeita de Macieira, Simone Zanella, entregou o projeto da nova ponte ao prefeito Alencar Mendes, de Caçador. A proposta prevê que Macieira fique responsável pelo projeto técnico e parte do investimento, enquanto Caçador conduziria o processo licitatório e a execução da obra.

Mais de um mês depois do anúncio, a licitação ainda não foi lançada.

Segundo Alexandre Schermach, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador, o processo enfrenta entraves burocráticos. Ele explica que o projeto entregue por Macieira precisa ser revisado, pois está desatualizado. Além disso, a formalização de um convênio entre os dois municípios é essencial para definir responsabilidades técnicas e orçamentárias.

“Sem esse termo, não é possível avançar com a licitação. Já validamos a documentação recebida, mas ainda dependemos da finalização do convênio”, destacou Schermach. Ele também citou as exigências legais da nova Lei de Licitações, que exigem mais rigor técnico e jurídico dos gestores públicos.

A nova ponte terá aproximadamente 40 metros de extensão, com estrutura metálica sobre pilares. Inicialmente, o piso será de madeira, com possibilidade de substituição futura por concreto, sem alterar a fundação.

“A união faz a força — e nesse caso, também faz a ponte”, afirmou o prefeito Alencar Mendes. A obra será custeada proporcionalmente pelos dois municípios, conforme suas possibilidades financeiras.

Enquanto isso, a estrutura atual segue oferecendo risco e os moradores pedem urgência na execução da nova ponte para evitar acidentes e garantir a segurança da comunidade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Campos Novos decreta situação de emergência após temporais no interior

O município de Campos Novos, localizado no Meio-Oeste de...

Mais de 350 quilos de maconha são apreendidos pela PRF no Oeste de SC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou duas grandes apreensões...

Santa Catarina ganha vara exclusiva para julgar organizações criminosas

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) instalou,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com frio intenso

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Gelo na pista provoca acidentes na SC-135

Na manhã desta quarta-feira (25) o acumulo de gelo...

Homem procurado há 10 anos em São Paulo é capturado em Videira

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do...

Desaprovação ao governo Lula continua acima dos 50%

Uma nova rodada de pesquisa nacional, divulgada nesta quarta-feira...

Outros Tópicos Interessantes