Atribuições do Executivo e visita à Prefeitura marcam etapa de capacitação

Durante o repasse das informações os jovens conheceram um pouco mais das atribuições do Executivo nas três esferas, assim como o papel do Presidente da República, do Governador do Estado e do Prefeito, além dos seus respectivos vices

As atribuições e o funcionamento do Poder Executivo estiveram na pauta dos integrantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim durante encontro desta segunda-feira (29). A capacitação foi realizada em duas etapas: a primeira, com informações teóricas na Câmara e repassadas pela assessora jurídica do Legislativo, Juliana Kohl, e a segunda com visita à Prefeitura de Caçador, onde foram recebidos pelo prefeito Saulo Sperotto e pelo vice-prefeito Alencar Mendes.

Durante o repasse das informações os jovens conheceram um pouco mais das atribuições do Executivo nas três esferas, assim como o papel do Presidente da República, do Governador do Estado e do Prefeito, além dos seus respectivos vices. O processo eleitoral para a escolha destes representantes, suas responsabilidades enquanto gestores, deveres e direitos também foram enfatizados.

“Buscamos resumir de uma maneira que estes jovens compreendam o que é o Poder Executivo, a sua função de administrar, prestar serviços e executar políticas públicas em prol da comunidade. Além disso, deixar claro quanto a sua independência e diferenças em relação aos demais poderes constituídos”, destacou Juliana.

Em seguida, acompanhados da diretora da Casa, Nilse Nascimento, os vereadores mirins, prefeito e vice se deslocaram até a Prefeitura. No local, Saulo e Alencar deram às boas vindas, explanaram sobre o trabalho desenvolvido no atual mandato, os desafios de estar à frente do Município e sanaram dúvidas sobre as atribuições do Executivo.

“Para nós é um orgulho ver tantos jovens interessados em conhecer, saber o funcionamento e entender um pouco mais sobre esse processo. São lideranças juvenis que despontam como futuros representantes da população, seja na esfera política ou em tantas outras funções importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade. A capacitação que a Câmara proporciona a estes estudantes fará uma grande diferença na vida e cada um”, destacou Saulo.

Para encerrar a visita, os jovens, acompanhados do vice-prefeito Alencar, conheceram algumas repartições do prédio. “A prefeitura está de portas abertas para recebê-los sempre que quiserem nos visitar. É muito bom observar que estão se preparando para serem os líderes do amanhã.  E esta liderança se adquire com o conhecimento na escola, a formação em casa e complementações como esta que a Câmara Mirim proporciona”, completou Alencar.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...