Casos de coronavírus e de gripe aumentam com a chegada do frio

Boletim epidemiológico do município de Videira registrou 140 novos casos de Covid-19 em uma semana.

Cidades da região Meio-Oeste de Santa Catarina voltam a ficar em sinal de alerta por conta do coronavírus e da influenza. Na classificação do mapa de alerta epidemiológico municipal disponibilizado pelo estado, municípios como Videira, Calmon, Arroio Trinta, Salto Veloso, Lebon Régis, Timbó Grande e Água Doce, aparecem em nível de risco alto, levando em consideração a incidência de casos, casos hospitalizados e a cobertura vacinal.

Prova disso são os números do boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Videira nesta segunda-feira (16). De acordo com o relatório, na última semana foram notificados 140 novos casos positivos de Covid-19. Cinquenta pessoas se recuperaram e 140 casos se mantêm ativos. O alerta também vale para os casos de Influenza, que já contabiliza 230 casos notificados e uma pessoa está internada.

Um alerta chama a atenção da população e pede para reforçar os cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus, pois o vírus não foi embora. Devem ser mantidos, especialmente agora com a chegada do frio em que as pessoas costumam ficar em locais mais fechados, cuidados que reforcem as medidas de proteção como o uso de máscara em locais de aglomeração, manter os ambientes ventilados e fazer a higiene correta das mãos. 

Aqueles que estão contemplados pelas campanhas também devem tomar a vacina e completar a imunização. A vacinação para a Covid-19 continua à disposição e a campanha contra a gripe está com baixa procura. Portanto, quem faz parte dos grupos prioritários, deve comparecer à sala de vacinação do seu município e proteger-se.