Cinco sinais de que seu filho precisa de óculos de grau

Saiba, ainda, o que fazer quando a criança demonstrar atitudes que indicam a necessidade de lentes corretivas

Nem sempre as crianças têm facilidade de expressar o que estão sentindo. Por isso, é difícil identificar se seu filho precisa de óculos. No entanto, algumas pequenas atitudes podem indicar que a criança está com dificuldade de enxergar bem, o que é um é um fator fundamental para o correto desenvolvimento e aprendizagem.

Entenda quais são essas demonstrações e saiba quando é hora de levar seu filho ao oftalmologista.

1 – Sentar muito próximo à televisão

Uma das maneiras de fazer um breve diagnóstico dessa necessidade de óculos de grau é observar seu filho enquanto ele assiste à televisão. Apertar os olhos para focalizar o que está passando na telinha pode ser um dos sintomas. Outra atitude comum é querer estar cada vez mais perto da TV. Fique de olho!

2 – Andar de cabeça baixa

Principalmente em casos de hipermetropia, é comum observar a criança andando de cabeça baixa, uma atitude instintiva na tentativa de não tropeçar e prevenir quedas.

3 – Sensibilidade à luz

A fotossensibilidade pode ser um sintoma da extropia, um tipo de estrabismo. Normalmente, essa queixa de sensibilidade à luz vem acompanhada de outros sintomas, que precisam ser associados para diagnosticar a necessidade de óculos de grau.

4 – Dores de cabeça frequentes

Assim como acontece com os adultos, dores de cabeça frequentes podem ter relação com problemas de visão, principalmente após atividades que exigem foco e concentração. Se após a aula ou até mesmo depois de brincadeiras com jogos de tabuleiros a criança se queixar de dor de cabeça, é possível que seu filho esteja precisando de óculos.

5 – Coceira nos olhos

Esse sintoma é muito comum em diversos problemas de saúde, até mesmo alérgicos. Entretanto, a coceira também pode indicar uma fadiga ocular ou uma tentativa de dar nitidez e foco ao observar algum objeto.

O que fazer se seu filho precisa de óculos?

Depois de notar algum desses comportamentos em seu filho é importante procurar um oftalmologista para receitar as lentes corretivas. O diagnóstico só pode ser feito pelo especialista, mas relatar o que foi observado em seu filho é importante durante a consulta. Também é interessante estimular que a criança fale sobre o que está sentindo.

Após descobrir o problema, o uso constante dos óculos corrige a condição e a criança não demonstrará mais os sintomas. Para garantir que ela utilize de fato os óculos de grau durante o período integral, é importante encontrar armações confortáveis e que combinam perfeitamente com o formato do rosto. Muitas marcas, com a Ray-Ban, buscam entregar linhas infantis modernas e que acompanhem as tendências de armações e estilos modernos. 

Fonte: Versar
Foto: Pixabay
Comentários
Carregando...