Contribuição de Imposto de Renda pode subsidiar projetos sociais

A Unimed Caçador inscreveu um projeto de esporte com foco para o Atletismo, no Ministério dos Esportes e o mesmo foi aprovado, com aporte financeiro estimado em R$ 400.000,00

A Unimed Caçador realizou, na noite de segunda-feira (08), uma reunião com médicos cooperados para explanar sobre a possibilidade de destinar seu imposto de renda para programas sociais. O evento foi aberto pelo presidente da Unimed Caçador, Dr. Márcio Aurélio Pinha, que agradeceu a presença de todos e recepcionou os técnicos do Instituto Unimed de Santa Catarina, analista de sustentabilidade Camila Mieko Morikawa Rodrigues e o consultor Loriberto Starosky Filho, profissionais que conduziram o encontro.

Em primeira mão, a diretora técnica do Comitê Educativo, Dra. Paula Waleska Sartori, anunciou que a Unimed Caçador inscreveu um projeto de esporte com foco para o Atletismo, no Ministério dos Esportes e o mesmo foi aprovado, com aporte financeiro estimado em R$ 400.000,00. “Para que este projeto saia do papel e se concretize, precisamos buscar apoio de pessoas, tanto física quanto jurídica, que destinem parte da contribuição do seu imposto de renda para este projeto. Por isso os especialistas do Instituto estão aqui, para explicar aos médicos o funcionamento deste processo”, declarou.

Rapidamente, a diretora explanou sobre os dois projetos que a cooperativa desenvolve em Caçador, os quais integram o Instituto Unimed: Programa Viver Bem na Escola e Programa Esporte Comunitário, este último contemplado, agora, com a aprovação do Projeto de Atletismo.

Starosky Filho foi prático nas informações, esclarecendo aos médicos que a contribuição é dedutível do imposto de renda. “Aquele valor que o contribuinte vai pagar, geralmente no mês de abril, todos os anos, parte dele, no limite de até 6%, enquanto pessoa física, pode ser calculado, mediante estimativa de anos anteriores, e ser depositado para este Projeto do Atletismo, ora aprovado pelo Governo Federal”. O analista ainda informa que pessoa jurídica pode fazer a opção de pagamento do seu imposto de renda com base no Lucro Real, atingindo até 1% do imposto de renda devido.

O Projeto de Atletismo, idealizado pela Unimed Caçador, que deve iniciar nos próximos meses, atenderá 100 crianças, entre 8 e 14 anos de escolas públicas localizadas no bairro Martello. O investimento inclui materiais para a prática das modalidades, como sapatilhas, colchões, dardos, peso, barreiras, pelota, martelo, varas e blocos de partida, além de uniforme, alimentação, transporte e honorários dos profissionais envolvidos.

“Temos algumas empresas que já manifestaram interesse em apoiar o projeto de Atletismo, e agora precisamos mobilizar os recursos, contando com a sociedade civil, e especialmente com nossos médicos cooperados e demais pessoas que acreditem no esporte como agente de transformação”, acredita Dra. Paula.

O presidente da Unimed Caçador, Dr. Márcio Aurélio Pinha, também ressalta que a iniciativa está alinhada com um dos princípios cooperativistas, que é o interesse na comunidade. “A Unimed Caçador precisa trabalhar seguindo as diretrizes do cooperativismo e os projetos sociais são de extrema importância na nossa gestão. Temos certeza que projetos, como este aprovado, quanto os demais que desenvolvemos durante o ano são estímulos ao exercício da cidadania e priorizam os cuidados com a saúde e qualidade de vida dos beneficiários, e da comunidade onde estamos inseridos”.

Atualmente os programas do Instituto Unimed, desenvolvidos em Caçador, tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. “O Viver Bem na Escola este ano tem o foco para a nutrição e, paralelo a isso, abordamos a importância da manutenção de uma horta comunitária, tanto na escola quanto em casa, aos alunos”, ilustra Dra. Paula.

Quanto ao Esporte Comunitário, o projeto adotou, desde o início do ano, o basquetebol como atividade principal, onde desenvolve aulas para 90 crianças em ginásios municipais. “A mudança de atividade esportiva foi fundamental para atingirmos um novo público. Contamos com quase 100 alunos neste projeto que desperta a prática esportiva, promove a mudança de comportamento social e familiar, reflete no rendimento escolar do aluno e promove a inclusão social, uma vez que temos alunos de escolas públicas e privadas de Caçador”, comemora a diretora.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...