Curso de Enfermagem da UNIARP realiza campanha Outubro Rosa

Dentro da programação dos 50 anos, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) junto com o curso de Enfermagem, abraça a campanha Outubro Rosa e mobiliza toda a comunidade para a prevenção. Dia 19 de outubro, serão realizados exames clínicos de mamas para mulheres com mais de 40 anos de idade. Os exames serão realizados nos consultórios da saúde na UNIARP, das 14h às 22 horas, de forma gratuita.
As interessadas devem trazer os seguintes documentos: CPF, RF e cartao nacional do SUS. Todas as mulheres da comunidade estão convidadas a fazer os exames, além de todas as colaboradoras da Universidade.
A enfermeira Rose Oliveira, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIARP informa que na sequência dos exames clínicos, serão realizados pedidos de mamografias pelo SUS, por isso a necessidade de ter os documentos, “Vamos encaminhar os pedidos de mamografias e depois serão feitos os agendamentos”, explica.
O câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres, e em 2020 tornou-se o câncer mais diagnosticado em todo mundo, com mais de 2,26 milhões de casos, o equivalente a 11,7% do total de diagnósticos, conforme o Global Cancer Observatory (GCO). No Brasil, a estimativa do INCA para 2021 é de 66.280 novos casos.
Com tantos dados e estimativas preocupantes, campanhas como o Outubro Rosa são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama. A detecção precoce do câncer de mama aumenta em 90% as chances de cura, mas o rastreamento da doença só é recomendado em determinadas faixas etárias ou em caso de fatores de risco. Toda mulher com mais de 40 anos deve realizar anualmente o exame clínico das mamas, com médicos e enfermeiros habilitados para essa atividade, a fim de identificar possíveis nódulos e outras anomalias nas mamas.
SERVIÇO: Mais informações sobre a localização dos consultórios, basta ir até a recepção na Reitoria da UNIARP.

Mais ações de prevenção
Dia 20 de outubro, será realizada a palestra online com Jordana Aguiar, psicóloga e terapeuta integrativa. Palestra acontece em parceira com o curso de Psicologia da UNIARP. No mesmo dia acontece o relato online da enfermeira Lorete Braun. Dia 21 de outubro será realizada uma palestra online com o médico Márcio Pinha com o tema: “Câncer de mama”.
Acesse as palestras: https://uniarp.edu.br/outubrorosa/