Curso enaltece empreendimentos do agro liderados por mulheres

Iniciativa da Epagri reúne 26 mulheres agricultoras de vários municípios da região Meio-Oeste de SC

Empreender é necessário. Esse foi o tema do 2º módulo do programa Flor-e-Ser, promovido pela Epagri e que reúne 26 mulheres agricultoras de vários municípios da região Meio-Oeste de SC. O encontro iniciou no Centro de Treinamento da Epagri em Videira, onde as participantes tiveram uma palestra sobre educação financeira. No dia seguinte, o grupo saiu em uma excursão para conhecer empreendimentos do agro liderados por mulheres em Caçador.

O roteiro incluiu visita a uma propriedade que trabalha com café colonial e panificados, uma empresa rural de doces e compotas, uma agroindústria de queijos, uma empresa de processamento de alho e outros temperos, uma propriedade de alimentos orgânicos e por fim uma família que investiu no turismo rural.

A Márcia Bianchi Susin, proprietária do Recanto da Cachoeira, recebeu as participantes do curso e contou sua história como empreendedora do agro. Ela teve o apoio do marido e do filho para abrir a propriedade para visitantes há pouco mais de um ano. Além das belezas naturais, como a cachoeira do Rio Bugre, a família vem investindo em novos atrativos.

Para as participantes do curso, a história da Márcia e das outras empreendedoras do agro servem como inspiração. A Marisa Candiago, que trabalha com pecuária de leite em Iomerê, aprovou a visita, assim como a agricultora Lídia Debastiani, que também quer levar os ensinamentos do curso para sua propriedade na linha Bracatinga, em Tangará.

A extensionista da Epagri de Caçador, Daniela Conorath, que preparou o roteiro da excursão reforça que o objetivo do curso é motivar as mulheres a empreender no agro

O curso Flor-e-Ser na regional Meio-Oeste segue até outubro com reuniões mensais. O próximo encontro abordará o tema: oportunidade de negócios, e com viagem técnica a Arroio Trinta para conhecer empreendimentos de turismo rural.

Fonte: Murilo Roso/RBV Notícias
Foto: Murilo Roso/RBV Notícias