Dia da família na escola 2019 fortalece a importância do núcleo familiar

Neste sábado, 06, 1,2 milhão de estudantes de escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual), participam do Dia da Família na Escola.
A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Em Caçador o Dia da família na escola, foi realizado nas dependências do SESI, nas escolas municipais e empresas. Foram realizadas palestras com o tema: “A prevenção começa em casa”, com os seguintes assuntos: A importância do envolvimento da família na rotina escolar dos filhos; Práticas de rotinas para a proximidade “família e escola”; Família o lócus da prevenção às violências; Colo não tem preço, tem consequências! Nas empresas, os professores trabalharam os assuntos em forma de workshop.

Coordenador de educação do Senai de Caçador, Carlos Eduardo Schuller, destaca que a programação foi feita para integrar as famílias. “Os próprios alunos estão apresentando as instalações do Senai para as famílias. Além disso, estamos com atividades que foram programadas pelos alunos, apresentações culturais que também mostram o talento dos nossos alunos”, disse.

Entre as atividades do Dia da Família na escola que aconteceu na Escola de Educação Básica Paulo Schieffler, estava jogos de dominó, xadrez, cama elástica, quadra de esportes, confraternização e outros. A diretora da Escola Paulo Schieffler, Neuza Pelegrini, destaca a importância da data e o envolvimento das famílias. “O nosso objetivo foi alcançado com sucesso, que era trazer os pais para a escola. Então muitas famílias vieram, participaram e fizeram a interação com os professores. Acredito que os pais estão muito satisfeitos, assim como os professores e alunos que participaram. Tivemos quatro horas de eventos e alguns parceiros que nos ajudaram na realização deste evento”, destacou.

A aluna do 4º ano, Laura de Andrade, fez até uma apresentação. “Eu achei bem legal, fiquei feliz que meus pais vieram. MInha família veio me assistir apresentar a Oração da Família do Padre Zezinho”, disse. O pai de Laura, Luciano de Andrade, destacou o papel das famílias para o desenvolvimento dos alunos na educação. “Acho que é o papel dos pais estarem presente com os alunos nesta data, e acompanharem com frequência a vida escolar dos filhos. É importante para o futuro deles que nós, pais, estejamos presentes”, destacou Luciano.

Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da FIESC, apoiam a iniciativa as federações de trabalhadores, Fecomércio, FAESC, Fetrancesc, UndimeSC e Secretaria de Estado da Educação.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Foto: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Comentários
Carregando...