Governança Cooperativa é pauta de workshop na Unimed Caçador

O workshop foi ministrado pelo economista e palestrante Carlos Magno Andrioli Bittencourt (ISAE Escola de Negócios), que discorreu sobre o surgimento da governança corporativa, e explanou de que forma ela vem se moldando às cooperativas

“Mais importante que as metas é o planejamento em que elas estão inseridas”. Assim delineou-se o workshop de Governança, promovido nos dias 13 e 14 de setembro, para dirigentes e líderes de equipes da Unimed Caçador. Foram oito horas de imersão nos princípios, pilares e diretrizes do novo sistema que tem conquistado o mundo corporativo.

O workshop foi ministrado pelo economista e palestrante Carlos Magno Andrioli Bittencourt (ISAE Escola de Negócios), que discorreu sobre o surgimento da governança corporativa, e explanou de que forma ela vem se moldando às cooperativas. “À medida que as empresas crescem e novos sócios, sejam eles investidores ou herdeiros, passam a fazer parte da organização, os conflitos também se intensificam. Empresas que não encontram-se preparadas para diluir essas situações tendem a perder espaço no mercado em que atuam”, explica Bittencourt, complementando que “com relação às cooperativas, que tem suas peculiaridades, a Governança é bem vinda sim e está conquistando seu espaço gradativamente”.

A Governança é um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, estabelecendo práticas éticas e assegurando a gestão da cooperativa de modo sustentável, em consonância com seus objetivos e interesses de seus acionistas.

O Sistema Unimed vem se aprimorando e promovendo uma transição em seus postos acerca da governança cooperativa, a qual se ajusta à realidade e necessidade das organizações cooperativistas. “O objetivo é adotar princípios, diretrizes, controles eficientes e boas práticas de gestão na Unimed Caçador. Uma cooperativa transparente, que atua em todos os seus segmentos de forma clara, ética e com responsabilidade, com certeza será uma organização devidamente valorizada perante seus públicos e, consequentemente, atingirá a excelência na administração”, declarou o presidente da Unimed Caçador, Dr. Márcio Aurélio Pinha.

Os participantes puderam debater também os princípios cooperativistas, especialmente os tópicos ‘gestão democrática’ e ‘educação, formação e informação’.

O workshop organizado pelo setor de RH da Unimed Caçador faz parte de uma série de treinamentos e capacitações desenvolvidos, ao longo do ano na cooperativa, através do Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas-PDGC, mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-SESCOOP.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação
Comentários
Carregando...