IFSC Caçador promove mobilização em defesa da educação

Abraço coletivo está previsto para acontecer no dia 13, no câmpus

O câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove na segunda-feira, 13, a partir das 9h40, uma mobilização em defesa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica, e Tecnológica. A divulgação foi feito nas redes sociais da instituição de ensino.

Segundo a publicação, toda a comunidade está convidada a participar do abraço pela educação. A nota pede que os presentes compareçam de camisa preta. O manifesto será pacífico.

Contingenciamento de verbas das instituições federais de ensino superior gera polêmica

O Ministério da Educação anunciou no dia 30 de abril o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais vai valer para todas as universidades e todos os institutos. Desde então, diversas instituições de ensino se manifestaram contra a decisão, que gerou também ações no Supremo Tribunal Federal.

Em meio à repercussão negativa, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais ao lado do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Segundo o ministro, o contingenciamento foi de 3,5%.

A discrepância entre os percentuais se deu porque os 30% de bloqueio se referem não ao orçamento total das universidades, mas apenas à verba para despesas discricionárias — as não obrigatórias, que incluem pagamento de contas de luz, telefone e água, de terceirizados (como funcionários responsáveis por limpeza, segurança e manutenção) e investimentos (incluindo pesquisas).

Fonte: Rádio Caçanjurê com informações O Globo
Foto: Divulgação/IFSC Caçador